Através do sistema é possível negativar e inativar clientes devedores, bloqueando a criação de pedidos de venda para o mesmo. Para isso, siga a explicação abaixo:

Negativação

Caminho: Cadastros>Cadastros>Clientes>Aba Negativação

Ao acessar o caminho acima o sistema abrirá a tela abaixo:

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (1)

No campo Obervação, descreva o motivo pelo qual este cliente está sendo negativado e clique no botão Negativar Cliente;

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (2)

Note que o sistema registrou o usuário que negativou e o motivo. Ao tentar efetuar uma venda para este cliente o sistema retornará os avisos abaixo:

ERP Futura Server

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (3)

Futura PDV

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (4)

Para reativar o cliente acesse novamente o caminho Cadastros>Cadastros>Clientes>Aba Negativação e clique em Reativar Cliente, conforme mostra imagem abaixo:

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (5)

Negativação automática

Através do Atualizar Fiscal é possível programar a negativação automática, o usuário poderá escolher a quantidade de dias a partir do vencimento de uma conta, definindo quando a negativação deverá ocorrer, vale lembrar que para funcionar corretamente é necessário sempre executar o aplicativo. Para isso, siga as instruções abaixo:

Caminho: Servidor>Meu computador>Futura

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (10)

Efetue um duplo clique no aplicativo e o mesmo irá aparecer na barra de ferramentas do Windows, conforme mostra imagem abaixo:

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (11)

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Atualizar Fiscal e a tela abaixo será aberta:

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (9)

Escolha a opção Negativação Automática e o sistema abrirá a tela abaixo:

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (8)

Ative a função de negativação e defina a quantidade de dias após o vencimento que o sistema deverá negativar.

Após inserir as informações clique em Gravar [F10] para validar o procedimento.

Inativar Cliente

Caminho: Cadastros>Cadastros>Clientes>Aba Principal

Ao acessar o caminho acima, encontre o cliente, clique em F3 Editar e o sistema abrirá a tela abaixo:

Como negativar e inativar um cliente – FAQ71 (6)

No campo Status defina a opção Inativo e clique em Gravar F10 para validar.

Ao efetuar esta configuração o cliente inativado não irá parecer como cadastrado, evitando assim que o mesmo seja inserido nas vendas.