Referência: FAQ15
Através do sistema Futura Server ou Futura PDV é possível adicionar produtos à lista de produtos desejados, ou seja, produtos que os clientes gostariam de adquirir, mas que não haviam em quantidade suficiente no estoque.
Com essas informações, posteriormente o gestor poderá gerar relatórios indicadores que auxiliarão no controle de reposição de estoque, ou enviar avisos aos clientes quando estes produtos estiverem disponíveis para venda novamente.
1º Passo – Configuração:
Esta funcionalidade está atrelada ao parâmetro “Bloquear Venda Sem Estoque” localizado na tela de Configurações>Parâmetros por empresa> “Aba Geral”, ou seja, para aparecer a opção de adicionar o produto à lista de desejos, é necessário que o parâmetro esteja configurado como “SIM” ou “SOMENTE AVISAR”.
2º Passo – Realizando as Vendas:
Após indicar o parâmetro, ao realizar o pedido de venda através do Futura Server ou PDV, caso não tenha o produto lançado, ao gravar o item o sistema retornará com a mensagem de Bloqueio de Estoque. Nesta tela de aviso, haverá também um botão denominado Adc. Lista Desejo, onde será possível incluir o produto nesta listagem, como mostram as imagens abaixo:
Futura Server
PDV
Após adicionar o item na lista de produtos desejados, o usuário poderá dar continuidade na venda normalmente.
Relatórios
1 º – Repondo o Estoque:
Dando continuidade no processo, o próximo passo agora é gerar o relatório dos produtos que foram adicionados à Lista de Produtos Desejados. Para isso, acesse o caminho: Relatórios>Compras>Sugestão de Compras – Tipo Baseado na Lista de Desejos.
Através deste modelo o usuário poderá visualizar, separado por Fornecedor, a demanda de itens a serem repostos no estoque:
2º – Contatando os Clientes:
Posteriormente, para verificar os itens que foram adicionados a lista e que já estão disponíveis para venda novamente, ou seja, com estoque, o usuário deverá acessar o relatório no caminho: Relatórios>Vendas>Lista de produtos desejados.
Neste relatório será exibida uma listagem dos clientes que tentaram obter determinado produto, a quantidade solicitada e informações para contato:
É possível ainda enviar avisos aos clientes quando estes produtos estiverem disponíveis para venda novamente, acessando a tela de Estoque>Aviso de disponibilidade de Produto. Nesta tela será possível ver os produtos agrupados por clientes que foram solicitados e assim que houver a quantidade em estoque novamente, será possível enviar um e-mail informando que o produto já se encontra disponível outra vez.
Feito isso, ao gerar o relatório Lista de produtos desejados, o campo “Avisado” será atualizado para Avisado – Por e-mail.