Referência: FAQ15

Através do sistema Futura Server ou Futura PDV é possível adicionar produtos à lista de produtos desejados, ou seja, produtos que os clientes gostariam de adquirir, mas que não haviam em quantidade suficiente no estoque.

Com essas informações, posteriormente o gestor poderá gerar relatórios indicadores que auxiliarão no controle de reposição de estoque, ou enviar avisos aos clientes quando estes produtos estiverem disponíveis para venda novamente.

1º Passo – Configuração:

Esta funcionalidade está atrelada ao parâmetro “Bloquear Venda Sem Estoque” localizado na tela de Configurações>Parâmetros por empresa> “Aba Geral”, ou seja, para aparecer a opção de adicionar o produto à lista de desejos, é necessário que o parâmetro esteja configurado como “SIM” ou “SOMENTE AVISAR”.

2º Passo – Realizando as Vendas:

Após indicar o parâmetro, ao realizar o pedido de venda através do Futura Server ou PDV, caso não tenha o produto lançado, ao gravar o item o sistema retornará com a mensagem de Bloqueio de Estoque. Nesta tela de aviso, haverá também um botão denominado Adc. Lista Desejo, onde será possível incluir o produto nesta listagem, como mostram as imagens abaixo:

Futura Server

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PDV

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Após adicionar o item na lista de produtos desejados, o usuário poderá dar continuidade na venda normalmente.

Relatórios

1 º – Repondo o Estoque:

Dando continuidade no processo, o próximo passo agora é gerar o relatório dos produtos que foram adicionados à Lista de Produtos Desejados. Para isso, acesse o caminho: Relatórios>Compras>Sugestão de Compras – Tipo Baseado na Lista de Desejos.

Através deste modelo o usuário poderá visualizar, separado por Fornecedor, a demanda de itens a serem repostos no estoque:

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2º – Contatando os Clientes:

Posteriormente, para verificar os itens que foram adicionados a lista e que já estão disponíveis para venda novamente, ou seja, com estoque, o usuário deverá acessar o relatório no caminho: Relatórios>Vendas>Lista de produtos desejados.

Neste relatório será exibida uma listagem dos clientes que tentaram obter determinado produto, a quantidade solicitada e informações para contato:

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É possível ainda enviar avisos aos clientes quando estes produtos estiverem disponíveis para venda novamente, acessando a tela de Estoque>Aviso de disponibilidade de Produto. Nesta tela será possível ver os produtos agrupados por clientes que foram solicitados e assim que houver a quantidade em estoque novamente, será possível enviar um e-mail informando que o produto já se encontra disponível outra vez.

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Feito isso, ao gerar o relatório Lista de produtos desejados, o campo “Avisado” será atualizado para Avisado – Por e-mail.