1 – Compatibilização com a dashboard 2.0

Nesta versão, o sistema passou por uma repaginação total em seu visual, a fim de modernizar e trazer uma nova identidade visual a partir do tema indicado no Perfil de Usuário e a aparência selecionada.

  • Nova tela de login

Implementada a nova tela de login conforme o tema selecionado, trazendo funções já conhecidas de Login por códigoEsqueci minha senha e Iniciar automaticamente com o Windows.

nova tela de login - pdv

Os botões sociais irão direcionar para o respectivo link do perfil da Futura.

social button

Esquema de cores – dashboard 2.0

Ao utilizar a Dashboard 2.0, as aparências já existentes no sistema passarão a acatar as cores do tema selecionado, mantendo as informações e campos conforme eram anteriormente, porém, com um layout moderno e com algumas melhorias visuais.

  • Clássico

O tema clássico passou a acatar as cores do tema selecionado na barra superior e inferior, além do fundo.

futuraCash_classic

  • Inovation 

Todo os painéis do tema Inovation passaram a acatar as cores dos novos temas, além de melhorias de espaçamentos e ajuste de informações. A imagem de fundo será a mesma apresentada na tela de login, trazendo o efeito gradiente do topo ao meio da tela, para não ocultar as informações da parte superior da tela, a imagem pode ser alterada posteriormente.

futuraCash_inovation

  • Touch

Alguns painéis de informações e barras superiores e inferiores passaram a acatar as cores do tema selecionado.

futuraCash_touch

  • Nova aparência (Classix)

Desenvolvida uma nova aparência para o Futura Cash, denominada como Classix, que é baseada na Clássica, porém, com várias melhorias visuais, acatando as cores dos novos temas e mantendo as mesmas funcionalidades e atalhos já conhecidos do sistema.

futuraCash_classix

  • Menu

Outra alteração que poderá ser utilizada a partir da Dashboard 2.0 é a organização de menus por abas. Ou seja, ao abrir um menu do sistema, o mesmo será alocado em abas, seguindo a mesma funcionalidade dos demais sistemas, como por exemplo o Futura Server.

menus 2

Além das organizações dos menus, as telas do sistema também passaram por uma reforma visual, porém, mantendo o padrão antigo, ou seja, todas as informações, campos e localidades se encontram da mesma forma.

tela 1

tela 2

Agora as opções de Fechar Sistema e Minimizar foram movidas para o menu de Perfil do Usuário.

usuario - minimizar e fechar

Caminho: Usuário > Perfil

Na nova tela de perfil será possível realizar alterações em alguns dados do usuário, como incluir uma imagem de perfil ou até mesmo selecionar outro tema.

Frame 74 (2)

  • Novos temas

Caminho: Perfil > Temas

Também foram desenvolvidos novos temas, que podem ser alterados a qualquer momento pela tela de Perfil do Usuário.

Frame 73

Porém, se preferir permanecer no tema Clássico, basta selecionar a opção de tema Classico Futura, aplicar e reiniciar o sistema. Lembrando que o layout clássico não possui as novas funcionalidades de gráficos da Dashboard e abas dos menus. Entretanto, é possível migrar para um dos novos temas quando desejado.

Tema-classico

2 – Dashboard 2.0 – Futura Cash

Na nova Dashboard, foram inseridos novos gráficos e cartões para acompanhamento de informações e valores relevantes do sistema, podendo ser filtrados de forma mensal ou anual.

Frame 111

  • Gráfico de Vendas

Traz um gráfico com informações das vendas realizadas pelo sistema.

grafico de vendas 3

Se pressionado no gráfico com o mouse, serão demonstrados seus respectivos valores.

grafico de vendas 4

  • Total Vendido

Este cartão traz informações de pedidos baixados, realizando a somatória somente de Pedidos de Vendas, considerando a data de saída e podendo ser filtrada de forma mensal ou anual, fazendo um comparativo com o mês ou ano anterior, trazendo uma porcentagem indicativa de lucro comparativo (se maior ou menor ao período anterior).

total vendido

  • Total Faturado

Traz informações de Pedidos de Venda com o status Faturado.

total faturado

  • Ticket Médio

Considera informações do Total Vendido / Quantidade de Pedidos = Ticket Médio.

ticket medio

  • Itens por Venda (Média)

Considera informações de Quantidade de Itens / Pedidos de Venda = Média de Itens por Venda.

itens por venda

  • Vendas por Pagamento

Traz informações do Total Vendido por tipo de Pagamento.

vendas por pagamento

  • Formas de Pagamento

Traz um gráfico com o percentual das formas de pagamentos utilizadas na finalização da venda.

formas de pagamento

  • Novos Produtos

Tem como objetivo apresentar a quantidade de produtos cadastrados no período filtrado, realizando o comparativo com o período anterior, trazendo seu percentual indicativo.

novos produtos

  • Lucro Médio por Produto

Realiza o cálculo de todos os itens vendidos a fim de encontrar uma Média de Lucro.

Lucro medio por produto

Utilizando a seguinte regra para o cálculo:

Dentro do período estabelecido é calculado o Total de Venda de cada item:

TOTAL_ITEM = ((VALOR_UNITARIO * QUANTIDADE) + VALOR_ACRESCIMO – VALOR_DESCONTO))

Também é calculado o Total de Custo de cada item:

TOTAL_CUSTO = ULT_VLR_COMPRA * QUANTIDADE

Com isso, é possível encontrar o Percentual de Lucro dos itens.

Quando o CUSTO for maior que o TOTAL_ITEM:

(100-(TOTAL_ITEM * 100) / TOTAL_CUSTO)*-1

Quando o TOTAL_ITEM for maior que o CUSTO:

((TOTAL_ITEM * 100) / CUSTO)) – 100

Se o CUSTO for 0 a porcentagem será 100.

No final, serão somadas todas as porcentagens de lucro encontradas e dividas pela quantidade de itens vendidos, totalizando no percentual demonstrado.

  • Top 10 Produtos em Lucratividade

O cartão visa apresentar os 10 produtos que obtiveram maior lucratividade no período filtrado, considerando pedidos de venda Baixados e Faturados, não descontando os pedidos de devolução.

top 10 produtos em lucratividade

3 – Impressão da Dashboard

Caminho: Dashboard > Filtros

Implementada a funcionalidade para a impressão da Dashboard, clicando no ícone indicativo de impressora ao lado dos filtros.

impressao 1

Quando pressionado, será aberta aba com a Dashboard em tela, trazendo opções de impressão, salvar em PDF, enviar por e-mail ou até mesmo enviar para o WhatsApp.

impressao 2

4 – Módulo de impressão

Implementados novos visuais para os botões indicativos no momento da impressão de vendas, sendo alguns deles:

modelo de impressão

5 – Seleção de aparência do Futura Cash

Caminho: Configurações > Aparência 

Realizada a reformulação da tela de seleção de aparência do Futura Cash, que trará imagens das novas alterações visuais realizadas, incluindo como opção para seleção a nova aparência Clássix desenvolvida.

selecao classico

selecao inovation

selecao touch

selecao classix

Também foi incluída a funcionalidade para Forçar tema de cores dos parâmetros, onde, se marcada a opção, independente do tema selecionado no perfil de usuário (sendo tanto um dos temas da nova Dashboard quanto o tema Clássico Futura), o Futura Cash acatará a opção definida nos parâmetros.

forçar tema

Caminho: Configurações > Parâmetros > 1 – Geral > 1 – Geral > Estilos

Caso opte por utilizar a opção de Forçar tema de cores dos parâmetros na seleção de aparência do Futura Cash, será pelo botão Estilos que o tema desejado será indicado como padrão.

parametros - estilos

6 – Nova configuração de grid

Caminho: Grid > Configurar

Foi incluída uma nova coluna para Alinhamento do Título, onde consiste em ajustar a orientação dos títulos das colunas configuradas para melhor visualização, tendo as seguintes opções para seleção:

  • Centro (padrão)

centro

  • Esquerda

esquerda

  • Direita

direita