O SAT-CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) tem como principal objetivo registrar de forma eletrônica, transições comerciais dos contribuintes do estado de São Paulo, substituindo o Cupom Fiscal emitido pelo ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

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Por se tratar de um equipamento que necessita ser instalado corretamente, podem ocorrer algumas divergências durante o uso.

Abaixo, listaremos os principais erros ocorridos durante as vendas com o SAT e qual a maneira correta de saná-los.

OBSERVAÇÃO: Este tutorial foi feito com base no SAT da marca Kryptus!

  • Erro Número 01:

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O erro acima ocorre quando o cabo USB do equipamento SAT não esta devidamente conectado ao computador. Abaixo, segue uma imagem mostrando a forma correta em que os cabos deverão estar conectados e quais suas funções:

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  • Cabo de Energia: O cabo de energia deve estar conectado ao aparelho SAT e a outra ponta que se trata de uma entrada USB, deverá estar conectada ao computador;

  • Cabo de Rede (Rj45): Neste plug, conecte o cabo que será conectado a rede de internet;

  • Cabo de rede/PC: Neste plug, conecte um segundo cabo de rede que deverá estar conectado ao computador e ao equipamento SAT;

    • Erro Número 02/Informação:

    Ao finalizar uma venda e o cupom fiscal não seja emitido através da mini-impressora, verifique se o cabo USB que sai da mini-impressora está conectado na porta USB do computador. Caso não esteja, conecte e todos os cupons serão impressos automaticamente.

    OBS: Este procedimento não gera erros/validações visuais!

    • Erro Número 03/Informação:

    Caso o cabo de rede não esteja conectado, ou por algum motivo não haja conexão com a internet, os cupons serão emitidos e o SAT manterá os arquivos armazenados para que no momento que houver conexão com a internet, os dados sejam enviados ao SEFAZ.

    OBS: Este procedimento não gera erros/validações visuais;

    • Erro Número 04:

    SAT Desativado! – Número de Serie informado não bate com o número de série do equipamento ! Nro. De série 900004453

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Este erro ocorre quando o número de série informado no Cadastro do SAT está incorreto.

Para solucionar este erro, digite o atalho Alt+G no Futura PDV, clique na aba SAT e em seguida no botão Cadastro do SAT, conforme mostra imagem abaixo:

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Preencha o campo Número de Série com a numeração que se encontra abaixo do aparelho, desconsiderando o zero inicial (caso tenha) e os números após o traço, por exemplo: 0004453-71, o código inserido no Futura PDV será “4453”, conforme mostra a imagem abaixo:

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Após preencher o campo, clique em F10 Gravar e faça a emissão do cupom novamente.

  • Erro Número 05/Informação:

As luzes do SAT indicam quais os problemas ocorridos, segue abaixo luzes do equipamento e suas principais funções:

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PWR – Significa que o equipamento está ligado corretamente na energia;
PAR – Informa se os arquivos de configuração foram carregados corretamente;
LAN – Indica a comunicação com sua rede local;
SEFAZ – Indica se o aparelho está comunicando com a SEFAZ;
AC – Indica o momento em que o equipamento está trocando informações com o sistema Futura PDV;
CFE – Indica se existe algum cupom fiscal eletrônico pendente de envio para a SEFAZ;
BLQ – Indica o bloqueio do equipamento pela SEFAZ ou outros tipos de bloqueios;
SUP – Informa que o equipamento precisa de suporte. Neste caso, deve-se contatar o Suporte Técnico da marca do SAT, no exemplo utilizado a Kryptus;

OBS: Vale lembrar que quando as luzes estiverem fixas em AZUL, significa que funcionamento do equipamento está correto. Quando estiverem piscando em AZUL, significa que o equipamento está tentando conexão. Luzes em VERMELHO é sinal de alerta, atente-se sempre as cores!

  • Erro Número 06:

Erro ao enviar CF-E: CNPJ do SAT, não é igual ao CNPJ do Documento Fiscal!

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Este erro ocorre quando o CNPJ informado no cadastro do SAT difere do CNPJ do aparelho.

Para corrigir o erro, digite o atalho Alt+G no Futura PDV, clique na aba SAT e em seguida no botão Cadastro do SAT, conforme mostra imagem abaixo:

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Após preencher o campo, clique em F10 Gravar e faça a emissão do cupom novamente.

  • Erro Número 07:

PVD. Exe parou de Funcionar

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Este erro ocorre quando o campo Modelo SAT, esta incorreto no cadastro.

Para corrigir o erro, digite o atalho Alt+G no Futura PDV, clique na aba SAT e em seguida no botão Cadastro do SAT, conforme mostra imagem abaixo:

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Após preencher o campo, clique em F10 Gravar e faça a emissão do cupom novamente.

  • Erro Número 08:

06010 – Rejeição: Valor total do CF-e SAT supera o máximo permitido no arquivo de parametrização de uso.

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Esta rejeição ocorre quando o valor da venda efetuada através do SAT ultrapassa de R$10.000,00, pois o equipamento é parametrizado para autorizar vendas no máximo até este valor. Portanto, quando este valor é ultrapassado, o sistema não permite a finalização e emissão do cupom via SAT.

  • Erro Número 09:

Ocorreu o seguinte erro: TexecptionRecursoNãoDisponivel Equipamento SAT não configurado neste terminal!

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Este erro ocorre quando o campo SAT Modelo de Uso, esta incorreto no cadastro.

Para corrigir o erro, digite o atalho Alt+G no Futura PDV, clique na aba SAT e em seguida no botão Cadastro do SAT, conforme mostra imagem abaixo:

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Após preencher o campo, clique em F10 Gravar e faça a emissão do cupom novamente.