Sistema: Futura Server

Caminho: Cadastros>Cadastros>Clientes

Referência: FS01

Versão: 2025.01.27

Como funciona: O menu cadastro de cliente auxilia no controle das informações necessárias de cada cliente, nele contém informações básicas e obrigatórias a serem preenchidas , tais como: CNPJ , I.E (Inscrição estadual), Razão social, Nome Fantasia e Endereço.

Cadastro cliente

Além dos campos obrigatórios, existem outros campos importantes a serem preenchidos como, por exemplo, o campo Tipo onde será definido se este cliente é físico ou jurídico. Caso o cliente seja jurídico deverá ser preenchido os campos abaixo:

Regime de Apuração de ICMS: Contendo as opções: simples nacional, lucro presumido, lucro real ou nenhum

Contribuinte de ICMS: 

Contribuinte ICMS: Esta opção deve ser utilizada quando quando a Pessoa Jurídica obtiver uma Inscrição Estadual habilitada no cadastro do Sintegra.

2º – Contribuinte Isento: Esta opção será utilizada quando a Pessoa Jurídica não obtiver uma Inscrição Estadual habilitada no cadastro do Sintegra, estando isento da mesma.

9º – Não Contribuinte ICMS: Esta opção deverá ser utilizada quando a Pessoa Jurídica não possuir Inscrição Estadual no cadastro do Sintegra, mas em alguns tipos de não contribuinte podem possuir a Inscrição Estadual.

É importante ressaltar que para os casos de Pessoa Jurídica é preciso indicar a opção somente quando a empresa tiver algum benefício estabelecido por lei, que isente da tributação válida aos contribuintes de ICMS, sendo necessário preencher o número da Inscrição Estadual.

Curiosidade O sistema é interligado com o site da receita, ao inserir o CNPJ, e clicar no botão Atualizar com as info. Da Rec. Federal trará a tela de consulta na receita, após realizar a validação, será preenchido o cadastro com as principais informações do cliente automaticamente.

Abas Alternativas

Além dos campos padrões, a tela de cadastro de clientes disponibiliza abas alternativas com funcionalidades extras e que facilitam o controle para o usuário. Segue abaixo o funcionamento de cada uma dessas abas:

Endereço de Cobrança: Caso o cliente tenha um endereço alternativo de cobrança é possível inserir as informações na aba Endereço de Cobrança como mostra a imagem abaixo:

End cobran

Endereço de Entrega: Permite o cadastro de vários endereços de entrega alternativos, possibilitando mais de uma opção de local para recebimento.

End entrega

Campos Adicionais: Caso seja configurado campos adicionais para o cliente serão exibidos nesta aba. Também é possível criar e editar os campos adicionais através das opções no canto inferior direito.

Campos adicionais

Outras Informações: Pode-se vincular informações importantes  ao cadastro do cliente. Tais como, definir comissões para vendedores quando a venda for para esse cliente, valor limite de venda para o cliente, adicionar um vendedor padrão, ramo atividade e entre outras opções.

Outras info

Negativação: Caso queira negativar o cliente em questão, abra o cadastro do mesmo, sem editar, vá ate a aba Negativação e clique no botão Negativar Cliente e o cliente ficará negativado e não será mais possível efetuar vendas para o mesmo. Para desfazer essa transação é só reativa-lo no mesmo botão.

Negativação

Consulta de Crédito: A aba Consulta de Credito tem a funcionalidade de anexar documentos relacionados a esse cliente, tendo a possibilidade de abri-los dentro do próprio sistema. Para isso insira o arquivo e grave e em seguida execute um duplo clique na linha criada e o arquivo abrirá.

Consulta credito

Loja Virtual: Contém campos respectivos a loja virtual. Vale lembrar que esta aba só será habilitada se em Parâmetros estiver marcada a opção “Utiliza Loja Virtual”.

Loja virtual

Interesse: É possível informar os Grupos ou Subgrupos dos produtos que o cliente mais tem interesse em adquirir, conforme mostra imagem abaixo:

Interesse

Pagamentos Bloqueados: Através desta aba será possível bloquear um determinado tipo de pagamento para esse cliente em específico.

OBS: Vale ressaltar que esta função funcionará em conjunto com a permissão de usuários: Função – Permite Finalizar com pagamento bloqueado e com o parâmetro Controla Pagto. de Venda pelo Cliente.

Pagamentos bloq

Avisos: A aba Avisos é utilizada para que o usuário possa inserir mensagens de alerta para um determinado cliente. Quando clientes que possuem avisos cadastrados forem selecionados exibirá um pop-up com o aviso.

Avisos

Info para crediário: Neste campo o usuário poderá cadastrar detalhes para preenchimento de crediário do cliente que está sendo cadastrado.

Info para crediario

Análise do cliente: É possível visualizar o status de aprovação do cadastro do cliente. Vale lembrar que esta aba só será habilitada se em Parâmetros estiver marcada a opção “Utiliza aprovação de clientes”.

Analise de cliente

Agenda: Na aba agenda é possível programar compromissos diários com o seu cliente onde o sistema irá avisar automaticamente no horário agendado. Primeiramente acesse o menu “Configurações>Parâmetros> Geral.

E selecione a opçãoIntegrar agenda ao sistema (SIM)

Em seguida basta executar um duplo clique no horário em que se deseja agendar e o sistema abrirá a tela para inserir informações referentes ao agendamento.

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Após inserir as informações clique em Gravar [F10]. No horário agendado a seguinte tela aparecerá:

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Analise do Cliente: A aba de Análise do cliente agrupa informações úteis sobre o cliente para facilitar sua visualização (essas mesmas informações podem ser visualizadas através de outras abas ou relatórios).

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Anotações Diversas: Neste menu e possível inserir anotações diversas sobre o cliente.

Anotacoes

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