Sistema: Futura Server

Caminho: Cadastros>Cadastros>Clientes>F2 novo

Referência: FS01

Versão: 2020.02.24

Como funciona: O menu cadastro de cliente irá auxiliar no controle de informações necessárias de cada cliente, nele contém informações básicas e obrigatórias a serem preenchidas , tais como: CNPJ , I.E (Inscrição estadual), Razão social, Nome Fantasia e Endereço.

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Além dos campos obrigatórios, existem outros campos importantes a serem preenchidos como, por exemplo, o campo Tipo onde será definido se este cliente é físico ou jurídico. Caso o cliente seja jurídico deverá ser preenchido os campos abaixo:

Regime de Apuração de ICMS: Contendo as opções: simples nacional, lucro presumido, lucro real ou nenhum

Contribuinte de ICMS: 

1º – Contribuinte ICMS: Esta opção deve ser utilizada quando quando a Pessoa Jurídica obtiver uma Inscrição Estadual habilitada no cadastro do Sintegra.

2º – Contribuinte Isento: Esta opção será utilizada quando a Pessoa Jurídica não obtiver uma Inscrição Estadual habilitada no cadastro do Sintegra, estando isento da mesma.

9º – Não Contribuinte ICMS: Esta opção deverá ser indicada quando a Pessoa Física/Jurídica obtiver ou não a Inscrição Estadual no cadastro do Sintegra, pois alguns tipos de não contribuintes podem possuir inscrição estadual.

É importante ressaltar que para os casos de Pessoa Jurídica é preciso indicar a opção somente quando a empresa tiver algum benefício estabelecido por lei, que isente da tributação válida aos contribuintes de ICMS, sendo necessário preencher o número da Inscrição Estadual.

Curiosidade O sistema é interligado com o site da receita, ao qual no momento que for inserido o CNPJ do seu cliente ele trará a opção de inserir o estado e logo após uma tela para digitar o código do site da receita, buscando assim as principais informações do cliente automaticamente. Esta função também é valida clicando no botão: Atualizar com as info. Da Rec. Federal

Detalhes

Abas Alternativas

Além dos campos padrões, a tela de cadastro de clientes disponibiliza abas alternativas com funcionalidades extras e que facilitam o controle para o usuário. Segue abaixo o funcionamento de cada uma dessas abas:

Agenda – Na aba agenda é possível programar compromissos diários com o seu cliente onde o sistema irá avisar automaticamente no horário agendado. Primeiramente acesse o menu “Configurações>Parâmetros> Geral.

E selecione a opçãoIntegrar agenda ao sistema (SIM)

Em seguida basta executar um duplo clique no horário em que se deseja agendar e o sistema abrirá a tela para inserir informações referentes ao agendamento

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Após inserir as informações clique em (Gravar) F10 e no horário agendado a seguinte tela aparecerá.

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Histórico de vendas: Nesta opção o sistema irá trazer todas as vendas efetuadas para esse cliente contendo ainda informações como: Data de emissão, valor, e número do pedido.

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Produtos vendidos: Este menu mostra todos os produtos que já foram vendidos para o cliente, contendo filtros que facilitam a busca de produtos específicos.

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Movimentação financeira: Essa tela traz de forma mais rápida e detalhada as Contas a Receber do determinado cliente. Também mostra todo o histórico das movimentações financeiras feitas para o mesmo até o momento.

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Aba Pontos Fidelidade: Esta aba trás os pontos que o cliente tem de acordo com as compras efetuadas, vale lembrar que estes pontos só serão contabilizados caso o usuário trabalhe com a rotina de fidelidade.

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Anotações Diversas: Neste menu e possível inserir anotações diversas sobre o cliente.

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Endereço de Cobrança: Caso o cliente tenha um endereço alternativo de cobrança é possível inserir as informações na aba Endereço de Cobrança como mostra a imagem abaixo:

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Endereço de Entrega: Um endereço alternativo para entrega também pode ser adicionado em uma aba à parte.

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Outras Informações: Pode-se vincular informações importantes  ao cadastro do cliente. Tais como, definir comissões para vendedores quando a venda for para esse cliente, valor limite de venda para o cliente, adicionar um vendedor padrão, ramo atividade e entre outras opções.

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Negativação Alt+N: Caso queira negativar o cliente em questão abra o cadastro do mesmo sem editar, vá ate a aba Negativação e clique no botão Negativar Cliente e o cliente ficará negativado e não será mais possível efetuar vendas para o mesmo. Para desfazer essa transação é só reativa-lo no mesmo botão.

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Consulta de Crédito: A aba Consulta de Credito tem a funcionalidade de anexar documentos relacionados a esse cliente, tendo a possibilidade de abri-los dentro do próprio sistema.

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Para isso insira o arquivo e grave e em seguida execute um duplo clique na linha criada e o arquivo abrirá, conforme abaixo:

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Loja Virtual: Contém campos respectivos a loja virtual. Vale lembrar que esta aba só será habilitada se em Parâmetros estiver marcada a opção “Utiliza Loja Virtual”

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Interesse: É possível informar os Grupos ou Subgrupos dos produtos que o cliente mais tem interesse em adquirir, conforme mostra imagem abaixo:

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Pagamentos Bloqueados: Através desta aba será possível bloquear um determinado tipo de pagamento para esse cliente em específico.

OBS: Vale ressaltar que esta função funcionará em conjunto com a permissão de usuários: Função – Permite Finalizar com pagamento bloqueado e com o parâmetro Controla Pagto. de Venda pelo Cliente.

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Avisos: A aba Avisos é utilizada para que o usuário possa inserir mensagens de alerta para um determinado cliente.

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Info para crediário: Neste campo o usuário poderá cadastrar detalhes para preenchimento de crediário do cliente que está sendo cadastrado;

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