Sistema: Futura NFE
Caminho: Cadastro>Cadastro>Clientes
Referência: FN01
Versão: 2019.09.09
Como funciona: O menu cadastro de cliente auxiliará no controle de informações necessárias de cada cliente, nele contém informações básicas e obrigatórias a serem preenchidas, tais como: CNPJ, I.E (Inscrição estadual), Razão Social, Nome Fantasia e Endereço.
Além dos campos obrigatórios, existem outros campos importantes a serem preenchidos como, por exemplo, o campo Tipo onde será definido se este cliente é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Caso o cliente seja Pessoa Jurídica deverá ser preenchido os campos abaixo:
Regime de Apuração de ICMS: Contendo as opções: Simples nacional, Lucro Presumido, Lucro Real ou Nenhum.
Contribuinte de ICMS:
1º – Contribuinte ICMS: Esta opção deve ser utilizada quando a Pessoa Jurídica obtiver uma Inscrição Estadual habilitada no cadastro do Sintegra.
2º – Contribuinte Isento: Esta opção será utilizada quando a Pessoa Jurídica não obtiver uma Inscrição Estadual habilitada no cadastro do Sintegra, estando isento da mesma.
9º – Não Contribuinte ICMS: Esta opção deverá ser indicada quando a Pessoa Física/Jurídica obtiver ou não a Inscrição Estadual no cadastro do Sintegra, pois alguns tipos de não contribuintes podem possuir inscrição estadual.
É importante ressaltar que para os casos de Pessoa Jurídica é preciso indicar a opção 9º somente quando a empresa tiver algum benefício estabelecido por lei, que isente da tributação válida aos contribuintes de ICMS, sendo necessário preencher o número da Inscrição Estadual.
Curiosidade O sistema é interligado com o site da receita, ao qual no momento que for inserido o CNPJ do seu cliente ele trará a opção de inserir o estado e logo após uma tela para digitar o código do site da receita, buscando assim as principais informações do cliente automaticamente. Esta função também é válida clicando no botão: Atualizar com as info. Da Rec. Federal.
Abas Alternativas
Além dos campos padrões, a tela de cadastro de clientes disponibiliza abas alternativas com funcionalidades extras e que facilitam o controle para o usuário. Segue abaixo o funcionamento de cada uma dessas abas:
Histórico de Vendas: Nesta opção o sistema trará todas as vendas efetuadas para esse cliente contendo ainda informações como: Data de emissão, valor, e número do pedido.
Produtos Vendidos: Este menu mostra todos os produtos que já foram vendidos para o cliente, contendo filtros que facilitam a busca de produtos específicos.
Endereço de Entrega: Endereços alternativos para entrega também podem ser adicionados em uma aba à parte.
Outros Documentos: Caso necessário, é possível preencher a Inscrição Municipal e Suframa do determinado cliente através desta aba: