1 – Dashboard 2.0
Nesta versão, o sistema passou por uma repaginação total em seu visual, a fim de modernizar e trazer informações relevantes ao cliente de forma simples e intuitiva. Esta nova funcionalidade se trata de um novo serviço, podendo ser adquirido a parte.
- Nova tela de login
Os botões sociais irão direcionar para o respectivo link do perfil da Futura.
- Tela inicial
Toda a tela inicial do sistema foi reestruturada.
- Menus
Realizada uma nova forma de organização dos menus.
Além das organizações dos menus, as telas do sistema também passaram por uma reforma visual, porém mantendo o padrão antigo, ou seja, todas as informações e campos se encontram da mesma forma.
Agora as opções de Fechar, Sair e Minimizar foram movidas para o menu de Perfil do Usuário.
- Nova barra de pesquisa
Outra implementação de melhoria nesta versão foi a Barra de Pesquisa, que exibirá os 10 primeiros resultados encontrados e agora possui integração direta com o manual online, no intuito de suprir dúvidas de funcionamento do módulo pesquisado.
- Perfil de usuário
Caminho: Usuário > Perfil
Na nova tela de perfil é possível realizar alterações em alguns dados do usuário, como incluir uma imagem de perfil ou até mesmo selecionar outro tema.
Lembrando que após qualquer alteração, é necessário reiniciar o sistema para que a mesma seja aplicada.
- Novos temas
Caminho: Perfil > Temas
Também foram desenvolvidos novos temas, que podem ser alterados a qualquer momento pela tela de Perfil do Usuário.
Porém, se preferir permanecer no tema Clássico, basta selecionar a opção de tema Classico Futura, aplicar e reiniciar o sistema. Lembrando que o layout clássico não possui as novas funcionalidades de gráficos da Dashboard. Entretanto, é possível migrar para um dos novos temas quando desejado.
- Gráfico de Vendas
No novo Dashboard, foram inseridos novos gráficos e cartões para acompanhamento de informações e valores relevantes do sistema. Inicialmente, foi desenvolvido o Módulo de Vendas, podendo ser filtrados por empresas individuais ou todas, de forma mensal ou anual.
Se pressionado no gráfico, serão demonstrados seus respectivos valores.
- Total Vendido
Este cartão traz informações de pedidos baixados, realizando a somatória somente de Pedidos de Vendas, considerando a data de saída e podendo ser filtrada de forma mensal ou anual, fazendo um comparativo com o mês ou ano anterior, trazendo uma porcentagem indicativa de lucro comparativo (se maior ou menor ao período anterior).
- Total Faturado
Traz informações de Pedidos de Venda com o status Faturado.
- Itens por Venda (Média)
Considera informações de Quantidade de Itens / Pedidos de Venda = Média de Itens por Venda.
- Ticket Médio
Considera informações do Total Vendido / Quantidade de Pedidos = Ticket Médio.
- Vendas por Pagamento
Traz informações do Total Vendido por tipo de Pagamento.
- Itens do Pedido
Considera informações de Itens do Pedido de Venda e seus respectivos status.
- Pedidos por Origem
Traz um gráfico com os valores dos pedidos vendidos de acordo com o sistema utilizado para a emissão.
- Meta
Traz a quantidade da Meta cadastrada atingida, podendo ser filtrada de forma mensal ou anual.
- Orçamentos não Executados
Traz o Valor Total / Quantidade de orçamentos não executados, sendo um indicativo que possibilita concluir a venda posteriormente.
Vale lembrar que o comparativo, caso feito com a data atual, considera informações referentes a data em questão, exemplo: a data atual é 10/02/2023, se filtrado por mês, as informações de valores consideradas do mês anterior serão de até 10/01/2023, a mesma regra vale caso utilizado o filtro por ano, onde seria considerada a data 10/02/2022.
Para atualizar as informações em tempo real, é necessário clicar na seta circular ao lado dos cartões de informações.
- Permissão de acesso para a nova dashboard
Para desfrutar das informações fornecidas pela nova Dashboard, é necessário que o usuário cadastrado tenha habilitada a permissão RELATÓRIO – GERAL DE VENDAS (8392FA15). Caso contrário, as informações não serão exibidas.
Obs: futuramente serão implementados novos gráficos e cartões de outros módulos do sistema.
2 – Cadastro de metas
Caminho: Configurações > Meta
Desenvolvida uma nova tela para o cadastro de Meta da empresa, possibilitando cadastrar de forma mensal pelo botão Novo [F2] ou anual pelo botão Meta Anual (onde seu valor será dividido por 12 meses).
O acompanhamento da meta será feita diretamente pela nova Dashboard.
3 – Relatório em segundo plano
Visando a melhoria de desempenho e usabilidade para todos os usuários, foi implementada a funcionalidade de geração em segundo plano para diversos relatórios, com isso será possível utilizar o sistema enquanto a geração do relatório é realizada.
4 – Devolução de venda própria
Caminho: Menu > Fiscal > NFe Cadastro > Devolução de Vendas Própria
Desenvolvida uma nova tela para a emissão de devolução de venda própria, a partir de uma Nota Fiscal de Venda emitida, contendo as seguintes especificações:
- O valor do campo ICMS irá para campo Próprio.
- O valor de CST ICMS será igual da Nota de Venda.
- O valor do IPI constará no campo IPI Devolvido e sua informação retornará em Informações Complementares.
- Valores como ICMS ST e FCP ST constarão em Outras Despesas Acessórias.
- Em casos que houver Partilha de ICMS, na devolução de venda as informações da partilha serão apresentadas nas Informações Complementares.
- Serão destacados no campo Informações Complementares o valor de IPI devolvido e impostos como Base ST, Base FCP ST, Valor ST e Valor FCP ST.
No momento da emissão, a Nota Fiscal de Venda selecionada será associada à Nota Fiscal de Devolução, podendo realizar edições caso necessário; trazendo sua respectiva chave de acesso nos dados adicionais no momento da emissão.
Para que seja possível realizar a emissão, é necessário ter cadastrado o Tipo de Pedido com as seguintes configurações:
5 – Valor mínimo para pedido de compra
Caminho: Cadastros > Cadastros > Fornecedores
Foi adicionado um novo campo na aba Outras Informações no cadastro de Fornecedor, onde será possível definir um valor mínimo para pedido de compras.
Caminho: Estoque > Pedido de Compras
Na tela de Pedido de Compras foi adicionado o campo onde será possível visualizar o valor mínimo definido no cadastro do fornecedor.
Caso o pedido em questão não atinja o valor de Compra Mínima, será apresentada uma mensagem de confirmação, perguntando se deseja continuar com o lançamento.
6 – Desconto automático – percentual de desconto por tabela de preço
Caminho: Configurações > Desconto Automático > Configuração
Implementada nova funcionalidade para o desconto automático do tipo Percentual de Desconto por Tabela de Preço, possibilitando o cadastro de descontos utilizando a mesma empresa, período e produto para diferentes tabelas de preço. Além do Futura Server, o desconto é compatível com os sistemas PDV e Futura Mobile.
No momento da venda, ao alterar a tabela de preço, será apresentada uma mensagem de Confirmação para recalculo do pedido com a tabela de preço inserida.
7 – Novo totalizador de movimento de cheque em lote
Caminho: Conta Corrente > Movimento de Cheque em Lote
Foi implementado um novo totalizador de cheques selecionados.