Referência: FAQ03

Através do sistema Futura Server é possível fazer repasse de cheques, ou seja, receber o cheque de um determinado cliente e efetuar o pagamento de um fornecedor utilizando o mesmo.

Recebendo o Cheque:

Acesse o caminho Contas a Receber>Baixa Detalhada e encontre a conta que será paga com um cheque, conforme mostra imagem abaixo:

(Vale lembrar que para cadastrar o cheque, a baixa sempre será detalhada)

Cheque-01

Selecione a conta que irá baixar com o respectivo cheque, clique em Confirmar e o sistema irá abrir a tela abaixo:

Clique em Novo para lançar as informações referentes à conta:

Cheque-02

Conta Corrente: Está opção deve estar sempre preenchida como: Cheques Recebidos;

Tipo Pagamento: Informe o tipo do pagamento, que neste caso é Cheque;

Botão Cadastrar: Este botão é utilizado para cadastrar o cheque, ao clicar nele abrirá a tela abaixo:

Cheque-03

Clique em F2 Novo para preencher as seguintes informações:

Leitura: Informe a leitura do cheque recebido;

Banco: Informe qual o banco o cheque que está sendo recebido;

Compensação: Insira a compensação;

Agência: Digite a agência do banco ao qual o cheque pertence;

Cta Corrente: Digite a Conta Corrente do banco ao qual o cheque está sendo recebido;

Num. Cheque: Insira o número do cheque;

Valor: Informe o valor do cheque recebido;

Dt. Emissão: Insira a data de emissão da conta a receber;

Dt. Vencimento: Informe a data de vencimento da conta a receber;

Cod. Cliente: Informe neste campo qual o cliente que efetuou o pagamento com este determinado cheque;

Emitente: Informe o emitente deste determinado cheque;

Após preenchimento de todas essas informações, clique em F10 Gravar e continue inserindo as informações referente a baixa da conta:

Operação: Informe qual a operação deste cheque, no exemplo: Deposito em Cheque;

Histórico: Caso queira inserir alguma observação relacionada a essa baixa, digite neste campo;

Data Pagamento: Informe a data que esta conta foi paga;

Valor: Insira o valor que será quitado;

Após cadastrar todas as informações clique em Gravar e o sistema irá trazer a confirmação abaixo:

Cheque-04

Clique em “Sim” para confirmar a baixa.

Após receber e cadastrar esse cheque no sistema é possível efetuar o pagamento de uma conta a pagar com o mesmo.

Repassando o cheque para um fornecedor

Acesse o caminho, Contas a Pagar>Baixa Detalhada, encontre a conta que será paga com este cheque, conforme mostra imagem abaixo:

(Vale lembrar que para registrar cheques, a baixa sempre será detalhada)

Cheque-05

Selecione a conta que irá baixar com o respectivo cheque, clique em Confirmar e o sistema irá abrir a tela abaixo:

Cheque-06

Clique em Novo para lançar as informações referente a conta:

Conta Corrente: Está opção deve estar sempre preenchida como “Cheques Recebidos

Tipo Pagamento: Insira a opção Cheque e o sistema irá abrir a seguinte tela abaixo:

Sem45

Selecione a opção 2 – Repasse de Cheque.

Botão Cadastrar: Este botão é utilizado para referenciar o cheque cadastrado no sistema com a conta que será paga, conforme mostra imagem abaixo:

Cheque-08

Selecione o cheque que será utilizado, clique em Confirmar F10  e continue inserindo as informações referente a baixa da conta

Operação: Informe qual a operação deste cheque, no exemplo: Cheque para pagamentos de conta;

Histórico: Caso queira inserir alguma observação relacionada a está baixa, digite neste campo;

Data Pagamento: Informe a data que esta conta está sendo paga;

Valor: Informe o valor do cheque;

Anexo: Este campo pode ser utilizado para adicionar algum documento ou imagem;

Após cadastrar todas as informações, clique em Gravar e o sistema irá trazer a confirmação abaixo:

Cheque-09