Referência: FAQ07

A Conciliação Financeira permite ao usuário conciliar as contas a receber que foram geradas com o tipo de pagamento Cartão com o extrato mensal disponibilizado pela credenciadora, fazendo assim a baixa automática das contas a receber em aberto.

Porém é necessário estabelecer uma rotina no sistema, conforme abaixo:

  • Para o sistema conseguir referenciar as contas a receber com o extrato da credenciadora é necessário informar o número do DOC em todas as vendas finalizadas com o tipo de pagamento cartão no sistema Futura PDV. Este número é encontrado no comprovante do cartão, conforme exemplo abaixo:

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Após emitir o comprovante e identificar o número do DOC, o usuário deve finalizar a venda normalmente e no momento em que o sistema solicitar o número do DOC o mesmo deve ser preenchido, conforme mostra imagem abaixo:

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Vale lembrar que é muito importante que o número do DOC seja inserido em todas as vendas finalizadas em cartão, pois sem ele não será possível fazer a conciliação de forma correta, ou seja, o sistema não vai detectar que a conta a receber que será baixada está interligada com a conta que consta no extrato da credenciadora.

 Com esta rotina estabelecida acesse o caminho, Contas a  Receber>Conciliação de Cartão e o sistema abrirá a tela abaixo:

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Arquivo: Insira o extrato bancário enviado pela credenciadora que contém todas as vendas efetuadas por cartão no mês.

Empresa: Insira a empresa padrão em que as vendas são feitas;

Conta Corrente: Insira a conta corrente utilizada nas vendas anteriores;

Credenciadora: Insira qual a credenciadora que enviou o extrato;

Período: Indique o período que deseja conciliar as contas do sistema com o extrato;

Após isso, clique em Executar e o sistema trará validações para cada uma das opções abaixo:

Baixas sem Conta: Nesta tela irá aparecer todos os tramites encontrados no extrato, mas que não tem nenhum número do DOC referenciado no sistema;

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Parcelas do Período sem baixas encontradas: Nesta tela irá aparecer todos os tramites encontrados no sistema no período informado, mas que não tem nenhuma referência com o extrato;

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Neste momento é possível baixar as contas nesta mesma aba, basta dar um duplo clique na linha da conta que se deseja efetuar a baixa e confirmar, conforme mostra imagem abaixo:

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Baixados com Sucesso: Nesta tela irá aparecer todas as contas que foram baixadas, pois o sistema encontrou referências do extrato com as contas a receber através do número do DOC que foi inserido no sistema.

Sem-to