Sistema: Futura Server

Caminho: Cadastros > Estoque > Produto

Referência: FS12

Versão: 2020.10.05

Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar os produtos que a empresa irá fornecer aos seus clientes. Este cadastro é obrigatório para diversas outras funcionalidades do sistema, como por exemplo, fazer vendas e outras opções.

Para cadastrar os produtos acesse o caminho indicado acima, clique em F2 Novo e o sistema abrirá a tela abaixo:

Como-Cadastrar-Produtos-no-Futura-Server-–-FS12-01

Ao clicar em F2 Novo o sistema irá trazer o campoDigite o Código de Barra”. Neste momento é possível cadastrar um código de barras específico para o determinado produto, podendo utilizar um leitor de código de barras para efetuar este procedimento.

Caso contrario, clique em OK e o sistema criará automaticamente um código de barras e abrirá a Aba Cadastro:

Como Cadastrar Produtos no Futura Server - FS12 02

Acessando a aba cadastro, será necessário informar:

Tipo de Produto: Por padrão vem preenchido com o a opção “00 – Mercadoria para Revenda”, mas deve-se alterar conforme a utilidade do produto.

Descrição: O nome do produto.

Unidade: A unidade relativa ao produto;

Fator de Conversão: É possível utilizar mais de um tipo de unidade para a mercadoria, como por exemplo:

Exemplo 1 com fator de conversão (Multiplicação)

04

UN 1*100 = 1 caixa com 100 produtos
Ex: No exemplo utilizado o produto é uma caixa de canetas esferográficas que contem 100 unidades. A venda deste item será unitária.

Vale lembrar que o campo Unidade refere-se a unidade que seu produto será vendido e também a maneira pelo qual seu estoque será controlado. (neste exemplo por unidades)

Exemplo 2 com fator de conversão (Divisão)

05

1 Cx/100 = 1 unidade
Ex: A venda deste item será por caixas.
Vale lembrar que o campo Unidade refere-se a unidade que seu produto será vendido e também a maneira pelo qual seu estoque será controlado. (neste exemplo por caixas)

Obs: O fator conversão pode ser utilizado também na configuração do código de barras por pacote, que são utilizados para quem trabalham com vendas de códigos específicos para pacotes, e que são convertidos em unidades.

Para entender melhor como funciona o processo de configuração acesse o link abaixo:

Fator de Conversão – FAQ26

Cor, MarcaTamanho e Especificação: Dependendo do tipo de produto, poderá ser informado no cadastro as cores, tamanhos e algumas especificações.

Para inserir estas informações na mercadoria primeiro é necessário cadastrá-las através dos seguintes menus: Marca, Cor, Tamanho e Especificação ou diretamente no combobox das opções no botão Incluir Novo (F5).

Gerar Novo Código de Barras: É possível gerar através desta opção um novo código de barras para o determinado produto. Vale lembrar que o sistema aceita mais de um código de barras para o mesmo produto.

Verificar Código de Barras: O sistema verifica se o código de barras que foi cadastrado esta no formato EAN13.

Ultimas Compras/Devoluções de Venda: O sistema trás as últimas compras feitas, as devoluções e as importações caso haja, para o determinado produto, caso o usuário queira é possível filtrar todas as compras, incluindo transferências e ajustes através do atalho F10 e apenas compras no atalho F9. Ao clicar no grid de Ultimas Compras é possível abrir a tela de pedido de compra, diretamente do cadastro do produto;

Ultimas Vendas: O sistema trás as últimas vendas feitas, as devoluções e as importações caso haja, para o determinado produto, caso o usuário queira é possível filtrar todas as vendas, incluindo transferências e ajustes através do atalho F10 e apenas vendas no atalho F9. Ao clicar no grid de Ultimas Vendas é possível abrir a tela de pedido de venda, diretamente do cadastro do produto;

Nros de lote em Estoque: Nesta opção é possível visualizar o número de lote do produto.

Ult. Vl. Compra: Deve-se inserir neste campo o valor referente ao custo da mercadoria, ou seja, o quanto se pagou para adquirir esta mercadoria para revendê-la posteriormente;  

Custo U$ (custo em dólar): Assim como em Ult. Vl. Compra deve-se inserir o valor de custo da mercadoria, porém este campo Custo U$ (custo em dólar) deverá ser preenchido somente se a empresa em questão for do tipo Importadora, pois trabalha com a emissão de notas de importação e o custo será calculado em dólar.

Tabela de Preço: Em tabela de preço deve-se incluir o valor de venda da mercadoria.

É possível cadastrar várias tabelas de preços com diferentes valores para usá-las no decorrer das vendas e que devem ser cadastradas através do caminho: Cadastros>Vendas>Tabela de Preço para posteriormente serem ligadas ao cadastro de produto;

Aba Fornecedor [Alt+F]: Nesta aba insira o fornecedor pertencente à este produto e dê um duplo clique no mesmo para selecioná-lo como fornecedor principal;

Aba Fiscal:

A aba Fiscal é responsável por guardar todas as informações fiscais do seu produto. É extremamente importante que as informações sejam inseridas aqui corretamente, pois serão dadas automaticamente na emissão das notas fiscais:

Como Cadastrar Produtos no Futura Server – FS12

Tabela “Impostos da Transparência”: Através deste botão é possível consultar o tributo Municipal e Estadual e também tributo Nacional e Importado desse determinado produto, conforme mostra a imagem abaixo:

Como Cadastrar Produtos no Futura Server - FS12 - 1

Classificação Fiscal: É um código que toda mercadoria deve conter  e que agrupa os tipos de produtos;

CEST: Tem como objetivo especificar substituições tributarias relacionadas a classificação fiscal dos itens.
Portanto esse campo só será preenchido quando o NCM do produto possuir ST.

Como Cadastrar Produtos no Futura Server - FS12 - 3

Origem da Mercadoria: Neste campo é necessário definir a origem da mercadoria, ou seja, da onde a mesma foi adquirida;

Tributação da ECF: É um campo que só será habilitado quando a empresa emitir cupom fiscal;

%IPI: O campo %IPI deve conter as informações referente ao IPI de saída da mercadoria e só deverá ser preenchido caso os produtos da empresa em questão contenha IPI;

IPI CST: Caso o produto  tenha IPI selecione no campo IPI CST a opção correspondente, caso contrario pode ser inserido uma outra opção padrão como por exemplo: 99 – Outras Operações;

Enquadramento IPI: O enquadramento do IPI trata-se de uma tabela de códigos estabelecida pelo governo e que deve ser utilizada para imunidade, suspensão, isenção e redução, sendo também uma especificação para a tributação de IPI deste determinado produto. É importante ressaltar que esta informação irá constar na Nota Fiscal Eletrônica.Só será habilitado quando o campo IPI CST também estiver habilitado e for maior que a opção 50 – Saída tributada.

%PIS: O campo %PIS deve conter as informações referente ao PIS de saída da mercadoria e só deverá ser preenchido caso os produtos da empresa em questão contenha PIS;

PIS CST: Caso o produto  tenha PIS selecione no campo PIS CST a opção correspondente, caso contrario pode ser inserido uma outra opção padrão como por exemplo: 99 – Outras Operações;

%COFINS : O campo %COFINS deve conter as informações referente ao COFINS de saída da mercadoria e só deverá ser preenchido caso os produtos da empresa em questão contenha COFINS;

COFINS CST: Caso o produto  tenha COFINS selecione no campo COFINS CST a opção correspondente, caso contrario pode ser inserido uma outra opção padrão como por exemplo: 99 – Outras Operações;

ICMS: É o Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços de transportes interestadual, intermunicipal e de comunicação. Para inserir a informação nesse campo a mesma deve ser cadastrada primeiramente através da tela ICMS;

FCP: Este campo refere-se à porcentagem de alíquota de FCP (Fundo de Combate à Pobreza) para cada estado correspondente de acordo com o tipo de produto que esta se cadastrando.

Código do Benefício: Este campo é utilizado para inserção de códigos de acordo com a legislação, lembrando que a inserção desses códigos para emissão de NF-e e NFC-e no PR será obrigatória a partir de Fevereiro de 2019. Este benefício fiscal pode ser considerado como uma redução ou eliminação de ônus tributário nos termos da lei ou norma específica

Como Cadastrar Produtos no Futura Server - FS12 - 4

Vendas no Estado e Vendas Interestaduais – Pauta Fiscal e Base Legal

Para preencher as informações referentes as vendas feitas no estado e interestaduais é necessário verificar primeiro a existência da Pauta Fiscal e indica – lá no cadastro. Caso o produto não contenha Pauta Fiscal, deverá ser indicado a Base Legal.

CST ICMS: É o código que identifica a situação tributária do ICMS referente a mercadoria, como por exemplo: “60 – ICMS cobrado anteriormente por Substituição tributária e 10 – Tributada e com a cobrança do ICMS por substituição tributária”

Base Legal: Base legal é a descrição do produto mediante a legislação do estado dentro do ICMS- Substituição Tributária.

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Pauta Fiscal: Pauta Fiscal é o preço máximo ou preço final para o consumidor de um determinado produto, definido por autoridade competente, ou seja, pelo próprio governo.

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IMPORTANTE: Antes de preencher as informações descritas acima entre em contato com a contabilidade responsável pela empresa para que a mesma possa repassar as informações corretas a serem cadastradas neste momento!

Aba Fornecedor

Nesta aba, informe qual o fornecedor deste produto. É possível informar mais de um fornecedor, porém é necessário selecionar um padrão.

Para isso, dê um duplo clique no fornecedor principal deste produto, conforme mostra imagem abaixo:

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Observações: Em importações de XML de compra que inclui os itens adicionará o fornecedor como principal;
Importações de XML ao alterar o custo alterará o fornecedor principal;

 Aba Estoque:

Estoque: A aba Estoque serve para controlar a quantidade de entrada e saídas do determinado produto, tornando possível o acerto manual. Clique na aba Estoque e logo após clique em Acerto Saldo e o sistema trará a tela abaixo, escolha a empresa pela qual o produto pertence, digite a quantidade desejada e clique em Confirmar Acerto de Estoque e aperte ESC.

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É importante lembrar que este procedimento NÃO soma quantidades e sim altera a quantidade, por exemplo:

O estoque continha 61 Unidades, porém chegou mais 10 Unidades o que vai elevar o estoque para 71 unidades. Sendo assim para efetuar esta entrada deverá ser digitado manualmente à quantidade de 71 Unidades. 

Detalhes

Abas Alternativas

Aba Outras Informações:

A aba Outras Informações contém alguns campos específicos e é utilizada para controle de garantia e validade.

Validade tipo: Informe se o tipo do produto será do tipo validade ou garantia.

Validade dias: Quantidade de dias que o produto será válido ou estará na garantia.

Prazo Reposição: Em quanto tempo é necessário repor a mercadoria,

Status da Produção: Este campo contém as opções Em Produção/Revenda e Descontinuado. Escolhendo a opção Descontinuado este produto não será exibido na tela de pedido de compra, mas não irá bloquear a venda do produto. Já a opção Em Produção/Revenda indica que o produto ainda continua em linha, sendo produzido na empresa, ou sendo comprado de terceiros para Revendas.

Centro de Custo: É possível inserir um determinado centro de custo para o produto e com isso esta informação será vinculada ao mesmo quando ele for vendido.

Origem do Produto: Através deste campo é possível digitar a origem pertencente a esse produto, seja ela: China, Brasil entre outros. Essa informação poderá ser configurada em layouts de etiqueta.

Valor Mínimo de venda: Este campo trabalha em conjunto com o parâmetro Trava Valor mínimo de Venda, que tem como objetivo definir um valor mínimo de venda do determinado produto, bloqueando-o caso o usuário queira vender este item por um valor menor do que o pré estabelecido 

Estoque Minimo: Esta opção é para controlar o estoque mínimo do produto, lembrando que o sistema não irá informar caso o estoque esteja abaixo do configurado nessa tela. (Para isso é necessário configura-lo no Atualizar Fiscal, seguindo o tutorial abaixo:

Verificação de Estoque Mínimo – FAQ16

Estoque Máximo: Este campo é utilizado para informar o estoque máximo que o produto poderá atingir e para utilização da opção de royalties;

Localização: Um campo para localizar o seu produto, por exemplo: Prateleira A corredor 6.

Histórico de Custo Médio: Este recurso vai mostrar as informações de custo médio do determinado produto, mas para que a informação fique disponível e esteja sempre atualizada é necessário utilizar com frequência a tela de Atualiza Custo Médio.

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Aba Faixa de Valor Comissão:

A aba Faixa de Valor Comissão é para registrar porcentagem fixa de comissão para venda de determinado produto de acordo com um valor estipulado,

Por exemplo: até R$200,00 o valor de comissão que deverá ser pago será de 5% e até R$ 500,00 reais será de 10%.

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Aba Campos Adicionais:

A aba Campos Adicionais é utilizado para anexar imagens, arquivos e inserir textos referentes ao cadastro do produto, conforme exemplo abaixo:

Como Cadastrar Produtos no Futura Server – FS12 14.1

Aba Custo de Compra

Estas opções serão preenchidas caso este produto tenha sido cadastrado através de uma importação de XML.

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Aba Conversão Tributária

Esta aba é preenchida por usuários que utilizam a unidade de conversão e que necessitam que a mesma seja discriminada corretamente dentro do XML das Notas Fiscais emitidas:

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Aba Desconto automático

A aba Desconto automático é utilizado para cadastrar porcentagens de descontos por período para cada produto, conforme mostra imagem abaixo:

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Empresa: Defina a empresa padrão utilizada;

Status: Ative e inative o desconto automático através deste campo;

Período: Neste campo defina o período em que o desconto ficará valido;

Desconto: Neste campo insira a porcentagem de desconto que esse produto irá ter;

Aba Indicador de Escala

A aba Indicador de escala é utilizado para  inserir se o produto é produzido em Escala Relevante ou Não.

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Aba Código de Barras de Pacote

Esta aba é utilizada para configurar qual será o código de barras do pacote e da unidade do produto, assim, sempre que o operador de caixa passar o código do pacote o sistema irá efetuar o cálculo e a conversão dos produtos.

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Código de barras (Produto): Neste campo defina qual será o código de barras da unidade do produto;

Fator Conversão: Defina qual será o fator de conversão utilizado;

Código de barras (Pacote): Insira o código de barras utilizado para a venda do pacote; 

Unidade: Neste campo insira qual será o fator de conversão;

Obs: O usuário só conseguirá encontrar este código no momento da venda, ao utilizar um leitor ou digitando manualmente o código, o mesmo não aparecerá discriminado para não ser confundido com a unidade. Vale lembrar que este código só poderá ser utilizado nas vendas não estando vinculado a importação de notas fiscais.

Aba Dimensões

A aba Dimensões é utilizada para inserir as dimensões do produto e utilizar para calcular o frete.

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Aba Site Mercado

A aba Site Mercado é utilizada para definir as informações do produto para serem utilizadas no SiteMercado.

Como Cadastrar Produtos no Futura Server – FS12 20.1

Aba Imagens:

Esta aba é utilizada para inserir imagens ao seu produto. Para adicionar as imagens clique em Novo e o sistema trará uma tela de pesquisa, indique a imagem e clique em salvar. Habilite a caixa Imagem Principal e finalize clicando em F10 Gravar.

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Obs: O sistema faz uma busca de imagens de acordo com a descrição cadastrada, facilitando assim a inserção das imagens de acordo com o tamanho aceito pelo sistema.

Sub aba Videos:

Esta aba é utilizada para indicar vídeos relacionados ao produto.

Para adicionar é só clicar no botão Novo, encontrar o vídeo e clicar em Gravar. Após efetuar o procedimento clique em Gravar F10 .

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Aba Loja Virtual:

A aba Loja Virtual é utilizada somente se houver integração com o E-commerce disponibilizada pela Futura Sistemas (e-Futura), onde as informações cadastradas são integradas com a loja virtual do cliente.

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Aba Detalhamento:

A aba Detalhamento é utilizada para inserir informações fiscais somente de determinados tipos de produtos, conforme mostra a imagem abaixo:

Como Cadastrar Produtos no Futura Server – FS12 24

Caso o produto seja um veiculo novo as informações abaixo devem ser preenchidas:

Como Cadastrar Produtos no Futura Server – FS12 25

OBS: É importante ressaltar que as informações inseridas nesta aba serão disponibilizadas automaticamente no momento da emissão da nota fiscal, mas para isso é necessário emitir um pedido de venda e gerar a nota fiscal a partir do mesmo.

Aba Tradução:

A aba Tradução é utilizada para definir uma linguagem e traduzir o cadastro do produto, conforme exemplo abaixo:

Como Cadastrar Produtos no Futura Server – FS12 26

  • Caio Granado

    Boa tarde, gostaria de uma informação, como faço para editar um produto e adicionar uma referência ao mesmo? E se vocês possuem modelos a serem seguidos para referências e código de barras, se sim gostaria que me enviassem!

  • Futura Sistemas

    Olá Caio, obrigada por comentar em nosso site!

    Primeiramente verifique se o parâmetro de utiliza referência esta habilitado
    Caminho: Configurações>Parâmetros> Aba Produto “Opção Referência, utiliza referência”

    Caso esteja como Não modifique para Sim, abra o cadastro do produto e clique no botão F3 Editar, o sistema permitirá a alteração ou inserção de um novo código de referência.

    A referência geralmente é um código interno criado pelos usuários e que pode ser dinâmico de acordo com a regra criada pelo cliente, no caso do código de barras o sistema só aceita no formato EAN13, que geralmente já vem nas embalagens dos produtos, bastando apenas utilizar um leitor de código de barras, há também a possibilidade de criar esse código no formato correto pelo sistema, clicando no botão Gerar novo código de barras que fica dentro do cadastro do produto.

    Esperamos ter ajudado e ficamos à disposição para quaisquer dúvidas (: