1 – Dashboard 2.0

Nesta versão, o sistema passou por uma repaginação total em seu visual, a fim de modernizar e trazer informações relevantes ao cliente de forma simples e intuitiva. Esta nova funcionalidade se trata de um novo serviço, podendo ser adquirido a parte.

  • Nova tela de login

novo login1

Os botões sociais irão direcionar para o respectivo link do perfil da Futura.

novo login2

  • Tela inicial

Toda a tela inicial do sistema foi reestruturada.

tela inicial1

  • Menus

Realizada uma nova forma de organização dos menus.

menus 2

Além das organizações dos menus, as telas do sistema também passaram por uma reforma visual, porém mantendo o padrão antigo, ou seja, todas as informações e campos se encontram da mesma forma.

Pedido de venda - consulta

Pedido de venda - dados2

Agora as opções de Fechar, Sair e Minimizar foram movidas para o menu de Perfil do Usuário.

caminho sair

  • Nova barra de pesquisa

Outra implementação de melhoria nesta versão foi a Barra de Pesquisa, que exibirá os 10 primeiros resultados encontrados e agora possui integração direta com o manual online, no intuito de suprir dúvidas de funcionamento do módulo pesquisado.

barra de pesquisa

  • Perfil de usuário

Caminho: Usuário > Perfil

Na nova tela de perfil é possível realizar alterações em alguns dados do usuário, como incluir uma imagem de perfil ou até mesmo selecionar outro tema. 

menu usuario (1)

Lembrando que após qualquer alteração, é necessário reiniciar o sistema para que a mesma seja aplicada.

  • Novos temas

Caminho: Perfil > Temas

Também foram desenvolvidos novos temas, que podem ser alterados a qualquer momento pela tela de Perfil do Usuário.

temas final

Porém, se preferir permanecer no tema Clássico, basta selecionar a opção de tema Classico Futura, aplicar e reiniciar o sistema. Lembrando que o layout clássico não possui as novas funcionalidades de gráficos da Dashboard. Entretanto, é possível migrar para um dos novos temas quando desejado.

Tema classico

  • Gráfico de Vendas

Na nova Dashboard, foram inseridos novos gráficos e cartões para acompanhamento de informações e valores relevantes do sistema. Inicialmente, foi desenvolvido o Módulo de Vendas, podendo ser filtrados por empresas individuais ou todas, de forma mensal ou anual.

grafico - 2

Se pressionado no gráfico, serão demonstrados seus respectivos valores.

grafico 3

  • Total Vendido

Este cartão traz informações de pedidos baixados, realizando a somatória somente de Pedidos de Vendas, considerando a data de saída e podendo ser filtrada de forma mensal ou anual, fazendo um comparativo com o mês ou ano anterior, trazendo uma porcentagem indicativa de lucro comparativo (se maior ou menor ao período anterior).

Total vendido1

  • Total Faturado

Traz informações de Pedidos de Venda com o status Faturado.

total faturado1

  • Itens por Venda (Média)

Considera informações de Quantidade de Itens / Pedidos de Venda = Média de Itens por Venda.

itens por venda - media

  • Ticket Médio

Considera informações do Total Vendido / Quantidade de Pedidos = Ticket Médio.

ticket medio1

  • Vendas por Pagamento

Traz informações do Total Vendido por tipo de Pagamento.

vendas por pagamento

  • Itens do Pedido

Considera informações de Itens do Pedido de Venda e seus respectivos status.

Itens do pedido

  • Pedidos por Origem

Traz um gráfico com os valores dos pedidos vendidos de acordo com o sistema utilizado para a emissão.

pedidos por origem

  • Meta

Traz a quantidade da Meta cadastrada atingida, podendo ser filtrada de forma mensal ou anual.

Meta anual

  • Orçamentos não Executados

Traz o Valor Total / Quantidade de orçamentos não executados, sendo um indicativo que possibilita concluir a venda posteriormente.

Orcamentos nao executados

Vale lembrar que o comparativo, caso feito com a data atual, considera informações referentes a data em questão, exemplo: a data atual é 10/02/2023, se filtrado por mês, as informações de valores consideradas do mês anterior serão de até 10/01/2023, a mesma regra vale caso utilizado o filtro por ano, onde seria considerada a data 10/02/2022.

Para atualizar as informações em tempo real, é necessário clicar na seta circular ao lado dos cartões de informações.

atualizacao cards

  • Permissão de acesso para a nova dashboard

Para desfrutar das informações fornecidas pela nova Dashboard, é necessário que o usuário cadastrado tenha habilitada a permissão RELATÓRIO – GERAL DE VENDAS (8392FA15). Caso contrário, as informações não serão exibidas.

permissao

Obs: futuramente serão implementados novos gráficos e cartões de outros módulos do sistema.

2 – Cadastro de metas

Caminho: Configurações > Meta

Desenvolvida uma nova tela para o cadastro de Meta da empresa, possibilitando cadastrar de forma mensal pelo botão Novo [F2] ou anual pelo botão Meta Anual (onde seu valor será dividido por 12 meses).

Meta - consulta3

Meta - mensal

Meta - anual

O acompanhamento da meta será feita diretamente pela nova Dashboard.

3 – Relatório em segundo plano

Visando a melhoria de desempenho e usabilidade para todos os usuários, foi implementada a funcionalidade de geração em segundo plano para diversos relatórios, com isso será possível utilizar o sistema enquanto a geração do relatório é realizada.

relatorio seg plano (2)

4 – Devolução de venda própria

Caminho: Menu > Fiscal > NFe Cadastro > Devolução de Vendas Própria

Desenvolvida uma nova tela para a emissão de devolução de venda própria, a partir de uma Nota Fiscal de Venda emitida, contendo as seguintes especificações:

  • O valor do campo ICMS irá para campo Próprio.
  • O valor de CST ICMS será igual da Nota de Venda.
  • O valor do IPI constará no campo IPI Devolvido e sua informação retornará em Informações Complementares.
  • Valores como ICMS ST e FCP ST constarão em Outras Despesas Acessórias.
  • Em casos que houver Partilha de ICMS, na devolução de venda as informações da partilha serão apresentadas nas Informações Complementares.
  • Serão destacados no campo Informações Complementares o valor de IPI devolvido e impostos como Base ST, Base FCP ST, Valor ST e Valor FCP ST.

Devolucao - venda propria - consulta

No momento da emissão, a Nota Fiscal de Venda selecionada será associada à Nota Fiscal de Devolução, podendo realizar edições caso necessário; trazendo sua respectiva chave de acesso nos dados adicionais no momento da emissão.

Dados adicionais - devolucao

Para que seja possível realizar a emissão, é necessário ter cadastrado o Tipo de Pedido com as seguintes configurações:

DEVOLUCAO DE VENDA PROPRIA

5 – Valor mínimo para pedido de compra

Caminho: Cadastros > Cadastros > Fornecedores

Foi adicionado um novo campo na aba Outras Informações no cadastro de Fornecedor, onde será possível definir um valor mínimo para pedido de compras.

fornecedor1 - compra minima

Caminho: Estoque > Pedido de Compras

Na tela de Pedido de Compras foi adicionado o campo onde será possível visualizar o valor mínimo definido no cadastro do fornecedor.

pedido - compra minima

Caso o pedido em questão não atinja o valor de Compra Mínima, será apresentada uma mensagem de confirmação, perguntando se deseja continuar com o lançamento.

confirmacao - compra minima

6 – Desconto automático – percentual de desconto por tabela de preço

Caminho: Configurações > Desconto Automático > Configuração

Implementada nova funcionalidade para o desconto automático do tipo Percentual de Desconto por Tabela de Preço, possibilitando o cadastro de descontos utilizando a mesma empresa, período e produto para diferentes tabelas de preço. Além do Futura Server, o desconto é compatível com os sistemas PDV e Futura Mobile.

Desconto 1

Desconto 2

No momento da venda, ao alterar a tabela de preço, será apresentada uma mensagem de Confirmação para recalculo do pedido com a tabela de preço inserida.

desconto - tabela 1

desconto - confirmação

desconto - tabela 2

7 – Novo totalizador de movimento de cheque em lote

Caminho: Conta Corrente > Movimento de Cheque em Lote

Foi implementado um novo totalizador de cheques selecionados.

total cheque1