De acordo com as novas especificações que devem ser preenchidas na ficha técnica do produto, a mais importante é o Código Universal do Produto, que nada mais é do que o número de identificação do item. Ele deve ter entre 8 e 14 dígitos e pode vir nos formatos EAN, UPC, GTIN, ISBN, JAN, entre outros. Essa sequência numérica costuma acompanhar o código de barras.
Cada tipo de mercadoria tem um código universal único. É por meio dele que o Mercado Livre consegue identificar o que o lojista está vendendo e as características dos artigos. Por isso, todo produto cadastrado no marketplace deve ter uma sequência numérica
Esses códigos necessitam ser validados junto a plataforma do Mercado Livre, portanto sempre que for cadastrar um novo código de barras é necessário efetuar a verificação do mesmo, através do link abaixo:
Link para verificação do código do produto:
https://www.mercadolivre.com.br/validador-codigos-universais
Ao acessar o link acima a tela abaixo será aberta:
Insira o código de barras fornecido pelo fornecedor da mercadoria, clique em Validar e a seguinte validação aparecerá;
Caso o código seja aceito pelo Mercado Livre:
Caso o código seja recusado:
Obs: Em casos de produtos que serão utilizados no Mercado Livre não é ideal a utilização da opção Gerar Novo código de Barras na tela Cadastros>Estoque>Produto, pois o padrão de códigos gerados pelo Futura Server difere do aceito pelo mercado livre.
Portanto utilize sempre o código de barras gerado pelo fornecedor da mercadoria, valide através do link do mercado livre e em seguida insira o mesmo no caminho: Cadastros>Estoque>Produto ”aba E-futura” no campo GTIN/EAN/UPC.
Fontes:
https://blog.olist.com/ficha-tecnica-e-codigo-universal-do-mercado-livre/
https://www.mercadolivre.com.br/validador-codigos-universais