O SAT-CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) tem como principal objetivo registrar de forma eletrônica, transições comerciais dos contribuintes do estado de São Paulo, substituindo o Cupom Fiscal emitido pelo ECF (Emissor de Cupom Fiscal).
Por se tratar de um equipamento que necessita ser instalado corretamente, podem ocorrer algumas divergências durante o uso.
Abaixo, listaremos os principais erros ocorridos durante as vendas com o SAT e qual a maneira correta de saná-los.
OBSERVAÇÃO: Este tutorial foi feito com base no SAT da marca Kryptus!
O erro acima ocorre quando o cabo USB do equipamento SAT não esta devidamente conectado ao computador. Abaixo, segue uma imagem mostrando a forma correta em que os cabos deverão estar conectados e quais suas funções:
-
Cabo de Energia: O cabo de energia deve estar conectado ao aparelho SAT e a outra ponta que se trata de uma entrada USB, deverá estar conectada ao computador;
-
Cabo de Rede (Rj45): Neste plug, conecte o cabo que será conectado a rede de internet;
-
Cabo de rede/PC: Neste plug, conecte um segundo cabo de rede que deverá estar conectado ao computador e ao equipamento SAT;
-
Erro Número 02/Informação:
Ao finalizar uma venda e o cupom fiscal não seja emitido através da mini-impressora, verifique se o cabo USB que sai da mini-impressora está conectado na porta USB do computador. Caso não esteja, conecte e todos os cupons serão impressos automaticamente.
OBS: Este procedimento não gera erros/validações visuais!
-
Erro Número 03/Informação:
Caso o cabo de rede não esteja conectado, ou por algum motivo não haja conexão com a internet, os cupons serão emitidos e o SAT manterá os arquivos armazenados para que no momento que houver conexão com a internet, os dados sejam enviados ao SEFAZ.
OBS: Este procedimento não gera erros/validações visuais;
-
Erro Número 04:
SAT Desativado! – Número de Serie informado não bate com o número de série do equipamento ! Nro. De série 900004453
-
Este erro ocorre quando o número de série informado no Cadastro do SAT está incorreto.
Para solucionar este erro, digite o atalho Alt+G no Futura PDV, clique na aba SAT e em seguida no botão Cadastro do SAT, conforme mostra imagem abaixo:
Preencha o campo Número de Série com a numeração que se encontra abaixo do aparelho, desconsiderando o zero inicial (caso tenha) e os números após o traço, por exemplo: 0004453-71, o código inserido no Futura PDV será “4453”, conforme mostra a imagem abaixo:
Após preencher o campo, clique em F10 Gravar e faça a emissão do cupom novamente.
-
Erro Número 05/Informação:
As luzes do SAT indicam quais os problemas ocorridos, segue abaixo luzes do equipamento e suas principais funções:
PWR – Significa que o equipamento está ligado corretamente na energia;
PAR – Informa se os arquivos de configuração foram carregados corretamente;
LAN – Indica a comunicação com sua rede local;
SEFAZ – Indica se o aparelho está comunicando com a SEFAZ;
AC – Indica o momento em que o equipamento está trocando informações com o sistema Futura PDV;
CFE – Indica se existe algum cupom fiscal eletrônico pendente de envio para a SEFAZ;
BLQ – Indica o bloqueio do equipamento pela SEFAZ ou outros tipos de bloqueios;
SUP – Informa que o equipamento precisa de suporte. Neste caso, deve-se contatar o Suporte Técnico da marca do SAT, no exemplo utilizado a Kryptus;
OBS: Vale lembrar que quando as luzes estiverem fixas em AZUL, significa que funcionamento do equipamento está correto. Quando estiverem piscando em AZUL, significa que o equipamento está tentando conexão. Luzes em VERMELHO é sinal de alerta, atente-se sempre as cores!
-
Erro Número 06:
Erro ao enviar CF-E: CNPJ do SAT, não é igual ao CNPJ do Documento Fiscal!
Este erro ocorre quando o CNPJ informado no cadastro do SAT difere do CNPJ do aparelho.
Para corrigir o erro, digite o atalho Alt+G no Futura PDV, clique na aba SAT e em seguida no botão Cadastro do SAT, conforme mostra imagem abaixo:
Após preencher o campo, clique em F10 Gravar e faça a emissão do cupom novamente.
-
Erro Número 07:
PVD. Exe parou de Funcionar
Este erro ocorre quando o campo Modelo SAT, esta incorreto no cadastro.
Para corrigir o erro, digite o atalho Alt+G no Futura PDV, clique na aba SAT e em seguida no botão Cadastro do SAT, conforme mostra imagem abaixo:
Após preencher o campo, clique em F10 Gravar e faça a emissão do cupom novamente.
-
Erro Número 08:
06010 – Rejeição: Valor total do CF-e SAT supera o máximo permitido no arquivo de parametrização de uso.
Esta rejeição ocorre quando o valor da venda efetuada através do SAT ultrapassa de R$10.000,00, pois o equipamento é parametrizado para autorizar vendas no máximo até este valor. Portanto, quando este valor é ultrapassado, o sistema não permite a finalização e emissão do cupom via SAT.
-
Erro Número 09:
Ocorreu o seguinte erro: TexecptionRecursoNãoDisponivel Equipamento SAT não configurado neste terminal!
Este erro ocorre quando o campo SAT Modelo de Uso, esta incorreto no cadastro.
Para corrigir o erro, digite o atalho Alt+G no Futura PDV, clique na aba SAT e em seguida no botão Cadastro do SAT, conforme mostra imagem abaixo:
Após preencher o campo, clique em F10 Gravar e faça a emissão do cupom novamente.