Através do sistema ERP Futura Server é possível criar departamentos, que auxiliam na organização e separação dos grupos, podendo ser utilizados no cadastro de produtos e na Loja Virtual.

Para configurar é necessário seguir os seguintes passos:

1° Processo – Configuração de Parâmetro

Caminho: Configurações > Parâmetros > Aba Produto

Para utilizar o departamento é necessário habilitar o parâmetro Utiliza Departamento como SIM acessando o caminho acima, conforme exemplo abaixo:

2° Processo – Cadastrar Departamentos

Caminho: Cadastros > Estoque > Departamento

Acesse o caminho acima e clique em Novo F2 para criar um novo departamento, conforme imagem abaixo:

Como Configurar e Utilizar o modulo Departamentos - FAQ48 02

Código: Este campo será preenchido automaticamente ao iniciar o cadastro;

Descrição: Digite a descrição do departamento;

Imagem: Caso queira inserir uma imagem clique no botão Trocar/Incluir e em seguida Gravar F10.

3° Processo – Cadastro do Grupo/Subgrupo

Caminho: Cadastros > Estoque > Grupo/Subgrupo

Através deste caminho é possível estar vinculando o departamento com o grupo e subgrupo.

Para isso, acesse o caminho indicado acima e a tela abaixo será aberta:

Como Configurar e Utilizar o modulo Departamentos - FAQ48 03

Aba Cadastro

Descrição: Digite a descrição do grupo;

Departamento: Neste campo insira o departamento cadastrado no 2º passo;

Subgrupos: Clique em Novo para inserir o subgrupo, no exemplo acima foi utilizado produtos que pertencem ao grupo de informática.

Caso queira inserir imagem clique no botão “Trocar/Incluir” escolha a qual deseja e clique em  Gravar F10.

4° Processo – Cadastro do Produto

Caminho: Cadastros > Estoque > Produto > Aba Cadastro

Para identificar qual departamento o produto pertence, acesse o caminho acima e no campo Grupo Subgrupo irá constar o departamento criado anteriormente, conforme exemplo abaixo:

Como Configurar e Utilizar o modulo Departamentos - FAQ48 04

Para inserir este campo clique na lupa e a tela de consulta será aberta contendo as informações dos departamentos, grupos e subgrupos, conforme exemplo abaixo:

Como Configurar e Utilizar o modulo Departamentos - FAQ48 05

Vale lembrar que esta rotina foi desenvolvida também para utilizar os departamentos dentro da Loja Virtual, que poderá ser utilizada por usuários que precisam de até três categorias de controle, facilitando a busca e organização dos produtos.

Para entender melhor como funciona a configuração acesse o link abaixo e siga o 4º passo.

http://manual.futurasistemas.com.br/manual-do-sistema/como-trabalhar-com-grade-de-produtos-na-loja-virtual-faq44/