Através do Futura Server é possível enviar os XML’s por e-mail diretamente para a Contabilidade cadastrada no sistema.

Antes de efetuar este procedimento é necessario ter a contabilidade cadastrada corretamente, indica-la no cadastro da empresa e ter cadastrado o e-mail do remetente dentro do sistema também.

Para que o envio do XML esteja correto, siga o passo-a-passo abaixo:

1° Cadastro do E-mail (Remetente)

Caminho: Cadastro>Geral>E-mail

Para cadastrar o e-mail, acesse o caminho indicado acima, clique em F2 Novo e o sistema irá abrir a tela abaixo:

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Preencha os campos, como mostra a imagem acima:

Nome: Insira um Nome para controlar o cadastro de e-mails, como por exemplo: NOTA FISCAL.

Assunto: Digite o Assunto referente a este e-mail. Este assunto sempre vai aparecer para o destinatário do e-mail;

SMTP Provedor: Insira o SMTP do Provedor referente a conta de e-mail utilizada. Na imagem acima foi utilizado como exemplo o SMTP da G-mail;

Porta: A porta padrão utilizada é sempre a 587;

E-mail: Digite o endereço de e-mail que será utilizado;

Usuário: Digite o usuário referente ao e-mail, que pode ser o próprio e-mail novamente;

Assinatura: Caso queira que ao enviar o e-mail tenha uma assinatura padrão, preencha este campo;

Senha: Insira a senha do e-mail;

Prioridade: Por padrão pode ser usada a opção “Urgente”;

Formato: Deixe por padrão a opção Texto;

Repositório: Defina o diretório no qual os e-mails ficarão salvos, como por exemplo: C:\Futura\E-mail.

Tipo de Autenticação: Por padrão deve ser utilizada a opção TLS.

Segue abaixo mais alguns exemplos de configurações com outras contas de e-mails. Lembrando que o único campo que será alterado é o SMTP Provedor, de acordo com a conta de e-mail utilizada:

Contas de e-mail @hotmail.com: (smtp.hotmail.com)

Contas de e-mail @yahoo.com.br: (smtp.mail.yahoo.com.br)

Contas de e-mail com dominio: (smtp.dominiodaconta.com.br)

Contas de e-mail @gmail.com.br: (smtp.gmail.com)

Obs: Vale lembrar que é necessário vincular este e-mail cadastrado como padrão em: Configurações > Parâmetros Por Empresa > Aba NFe – Campo: E-mail Padrão para Envio

2° Cadastro da Contabilidade

Caminho: Cadastros>Cadastros>Contabilidade

Agora é necessário cadastrar a Contabilidade.

Acesse o caminho indicado acima e o sistema abrirá a tela abaixo com os campos a serem preenchidos:

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CPF: Neste campo insira o CPF caso o contador seja Pessoa Fisica;

IE/RG: Insira o RG caso o contador seja pessoa fisica e a Inscrição Estadual caso seja Pessoa Juridica;

Razão Social: Neste campo insira o nome completo do contador ou a razão social da contabilidade;

Nome: Neste campo insira um nome para indentificação da contabilidade em outros tramites;

E-mail: É de extrema importância o cadastro do e-mail correto, para envio posterior dos XML’s.

Observações: Caso queira inserir alguma observação sobre esta contabilidade, insira neste campo;

Ins. Municipal: Caso haja Inscrição Municipal, insira neste campo;

Contribuinte ICMS: Esta opção sempre será 9 – Não Contribuinte ICMS.

CRC Contabilista: Neste campo insira o número CRC contabilista, que é um orgão que registra e fiscaliza a atividades da contabilidade, lembrando que este campo não é obrigatorio;

CNPJ: Caso a contabilidade seja do tipo jurídica, insira o CNPJ da mesma neste campo;

Aba Endereço

Efetuar o cadastro completo de acordo com o endereço da contabilidade.

Após preencher todas as informações pertinentes á contabilidade, clique em F10 Gravar para finalizar o cadastro.

3° Indicação da Contabilidade

Caminho: Cadastros>Cadastros>Empresa

Agora o próximo passo é indicar o cadastro da contabilidade na Empresa padrão utilizada. Para isso, acesse o caminho indicado acima, e a seguinte tela será aberta:

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Encontre a empresa padrão utilizada, clique em F3 Editar e o sistema trará a tela de edição da empresa. Encontre o campo Contabilista e indique a contabilidade que foi cadastrada anteriormente, conforme mostra imagem abaixo:

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Após indicar a contabilidade, clique em F10 Gravar para finalizar o procedimento.

4° Envio do XML por e-mail

Caminho: Fiscal>NFE Eventos> XML – Envio por e-mail

Para finalizar o processo e enviar os XMLS, acesse o caminho indicado acima e o sistema abrirá a tela abaixo para Envio de Nota Fiscal Eletrônica por E-mail:

Nesta tela será possível filtrar os XML’s de acordo com os filtros disponíveis, sendo eles: Data de Nota Fiscal, Nota Nº, Pedido Nº.

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No campo Modelo, defina de qual tipo de Emissão o sistema deverá filtrar os XML’s, escolhendo entre as opções:

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55 – Nota Fiscal / Nfe: Escolhendo esta opção, o sistema irá filtrar os XMLS apenas de Notas Fiscais Eletronicas emitidas.

65 – NFC-e: Escolhendo esta opção, o sistema irá filtrar os XMLS apenas das Notas Fiscais do Connsumidor emitidas.

59 – SAT: Escolhendo esta opção o sistema irá filtrar os XMLS apenas dos Cupons Fiscais emitidos através do SAT.

Após definir o modelo de Emissão, escolha a opção E-mail do Contador no campo Enviar Para.

Esta opção envia os XML’s selecionados para o e-mail que está registrado no Cadastro da Contabilidade que vimos anteriormente.

Todos os XMLS serão enviados em uma pasta compactada diretamente para o e-mail do contador.

Para finalizar, clique no botão Filtrar e o sistema irá trazer todos os registros encontrados de acordo com o modelo de Emissão que foi escolhido. Selecione as que desejar e clique no botão Enviar para concluir o procedimento!

5 – Envio automático do XML por e-mail

Caminho: Atualizar Fiscal > Envio de XML por Email > Config.

Pelo atualizar fiscal é possível realizar a configuração do envio automático do XML, para configurar acesse o executável que se encontra na pasta C:\Futura, denominado como Atualizar Fiscal.

Após abri-lo ele ficará disponível ao lado do relógio na barra de ferramentas do Windows, conforme imagem abaixo:

Envio de XML para Contabilidade – FAQ12 07

Envio de XML para Contabilidade – FAQ12 08

Ativo: Selecione a opção SIMpara ativar o envio do XML;

Empresa: Defina a empresa para qual será realizada a configuração;

XML – Emissão: Selecione a emissão do XML. OpçõesTodos, Somente emissão própria;

XML – Doc Fiscal: Selecione qual será o documento fiscal do XML, se será Todos (+CCe, +Eventos) ou Somente XML (Notas/Cancelamento);

Opções NF-e, SAT e NFEC-e: Habilite quais dessas opções será enviado o XML automático; (podendo habilitar mais de uma opção)

Período de Envio: Selecione o período que deseja estar enviando os arquivos. Opções: Uma vez por mês, duas vezes por mês;

Dias de envio: Defina uma data para envio dos arquivos;

Enviar cópia para a empresa: Caso necessite receber uma cópia do envio, selecione esta opção;

Caso apresente erro ao enviar, retornar erro ao e-mail da empresa: Selecione esta opção caso queira que o sistema envie um e-mail ao responsável, sempre que ocorrer erros no momento do envio;

E-mail remetente: Selecione o e-mail do usuário. Vale lembrar que é obrigatório que o e-mail esteja configurado no Futura Server através do caminho: Cadastros > Geral > E-mail.

Contabilidade (Destinatário)

E-mail: Neste campo poderá ser digitado o e-mail do destinatário manualmente;

Contabilidade: Selecione o e-mail da contabilidade. Este campo puxará do cadastro da contabilidade no Futura Server no caminho: Cadastros > Cadastros > Contabilidade;

Após preencher os campos clique no botão Gravar F10 e o envio será enviado automaticamente conforme a configuração.