Através do sistema ERP Futura Server é possível utilizar a opção Contas a Receber Múltiplas, que permite que o usuário insira de forma manual o valor de cada uma das parcelas em mais de uma conta corrente cadastrada, possibilitando assim um controle financeiro diferenciado.

Para configurar é necessário seguir os seguintes passos:

1° Processo – Configuração de Parâmetro

CaminhoConfigurações > Parâmetros > Aba Cta.Receber

Para utilizar contas múltiplas é necessário habilitar o parâmetro Contas a Receber Múltiplas como SIM acessando o caminho acima, conforme exemplo abaixo:

Como Utilizar Contas Múltiplas no Futura Server FAQ52 01

Obs: Vale lembrar que habilitando o parâmetro como NÃO, por padrão a conta a receber ficará vinculada somente em uma única conta corrente.

2° Processo – Emitir Contas a Receber diretamente do Pedido de Vendas

CaminhoVendas > Pedido de Vendas

No momento de gerar a contas a receber na tela do Pedido de Venda, a tela de geração de contas ficará habilitada para inserir manualmente o valor das parcelas podendo escolher mais de uma conta corrente, conforme exemplo abaixo:

Como Utilizar Contas Múltiplas no Futura Server FAQ52 02

No exemplo acima o valor do pedido foi dividido para dois tipos de contas correntes, sendo Boleto e Cheque.

Após inserir os valores e a conta corrente, clique no botão Confirmar e a tela para conferência de pagamento parcelado será aberta, trazendo as contas selecionadas e o valor das parcelas, conforme exemplo abaixo:

Opção de pagamento com Cheque:

Como Utilizar Contas Múltiplas no Futura Server FAQ52 03

Opção de pagamento com Boleto:

Como Utilizar Contas Múltiplas no Futura Server FAQ52 04

Obs: Ao apertar Sair (ESC) caso tenha mais de uma conta corrente cadastrada será aberto uma janela automaticamente com as informações de pagamento.

Após conferir o pagamento clique em Sair (ESC) e a conta será gerada, podendo consulta-la no caminho: Contas a Receber > Digitação, conforme exemplo abaixo:

Como Utilizar Contas Múltiplas no Futura Server FAQ52 05

O sistema irá criar mais de um documento, devido a separação dos valores e da conta corrente, no exemplo que utilizamos o valor foi dividido em duas contas correntes, desta forma na tela de consulta das contas a receber ficará disponível dois documentos sendo A e B.