O Futura Gourmet é integrado com o app de entregas iFood, possibilitando o recebimento e envio de pedidos efetuados pelo aplicativo, para utilizar esta funcionalidade é necessário seguir o passo-a-passo abaixo para configuração correta do modulo:
1º Passo – Cadastrar Tipo de Pagamento
Caminho: Cadastros > Financeiro > Tipo pagamento
Para iniciar a configuração acesse o caminho acima e cadastre dois tipos de pagamento para o iFood, sendo um para o Tipo de Pagamento comum e outro para o Tipo de Pagamento por Cupom, desta forma o usuário conseguira controlar as movimentações realizadas pelo aplicativo, conforme exemplo abaixo:
2º Passo – Configuração dos Parâmetros
Caminho: Configurações > Parâmetros por Empresa > Aba iFood
Para utilizar o modulo iFood é necessário configurar os parâmetros preenchendo os campos abaixo:
iFood Restaurante ID: Neste campo insira o id restaurante (Informação gerada pelo iFood);
iFood Usuário: Neste campo insira o usuário (Informação gerada pelo iFood);
iFood Senha: Neste campo digite a senha de acesso (Informação gerada pelo iFood)
Tipo de pagamento: Neste campo insira a forma de pagamento cadastrada no 1º passo, esta opção é definida para que quando o pagamento for realizado pelo aplicativo o pedido já venha baixado com a forma de pagamento configurada;
Tipo de Pagamento para Cupom: Neste campo insira a forma de pagamento por cupom cadastrada no 1º passo, esta opção é definida para que quando o pagamento for realizado pelo aplicativo o pedido já venha baixado com a forma de pagamento configurada;
Quantidade máxima de sabores na pizza: Caso trabalhe com mais de uma opção de sabor, defina neste campo a quantidade;
Integração de Produtos: Neste campo defina qual será a forma de integração de produtos, vale lembrar que é recomendado utilizar apenas uma configuração definitiva, para evitar divergências na sincronização dos produtos com o iFood;
Produto para resolução de não localizado: Esse campo está interligado com o campo anterior na opção Ligar produtos do Ifood com os da base. Caso o pedido esteja com um Item cadastrado no Ifood mas não contem no cadastro do sistema, o pedido irá vir com o produto indicado na configuração e com o valor que foi definido no item do Ifood;
Configuração do Valor da Taxa
Caminho: Configurações > Parâmetros Gerais > Aba Restaurante
Nesta aba é necessário indicar a taxa de entrega para calcular as taxas realizadas pelo iFood, conforme exemplo abaixo:
Obs: Vale lembrar que o valor da taxa do iFood é definido no portal do cliente.
3º Passo – Exportar/Importar produtos para o iFood
Caminho: Exportar > Produtos > iFood
Após realizar as configurações dos parâmetros é necessário exportar ou importar os produtos para o iFood, segue abaixo o exemplo de exportação dos produtos para o App e a importação dos produtos do App para a base do sistema:
Opção de Exportar produto para o iFood:
Opção Ligar produtos do iFood com os da base
4º Passo – Configuração do ponto de Venda Gourmet
Caminho: Configurações
Acesse o ponto de venda Gourmet clique sobre o botão configurações e selecione a opção iFood, conforme exemplo abaixo:
Após configurar será habilitado a aba iFood, clique sobre a mesma e habilite a opção Confirmação Automática, conforme exemplo abaixo:
Ao habilitar esta opção os pedidos realizados pelo iFood virão com o status confirmado, sem precisar aprovar manualmente.
Obs: Caso utilize essa configuração, recomendamos que seja realizado um teste de impressão na mini impressora, cozinha e fiscal (NFCE, SAT e ECF), pois caso tenha alguma divergência em alguma dessas opções citadas, o pedido que vier com status confirmado não será impresso.
5º Passo – Exemplo de Vendas realizadas pelo iFood
Na aba iFood irá constar todos os pedidos realizados pelo aplicativo, ao receber um novo pedido o sistema irá notificar o usuário e o status ficara como Pedido Recebido, conforme exemplo abaixo:
Ao clicar sobre o pedido será aberto uma nova janela onde o usuário poderá Rejeitar ou Confirmar o pedido na mesma tela, conforme exemplo abaixo:
Após realizar a confirmação, o sistema abrirá as opções de impressão:
Selecione a forma de impressão e o pedido ficará com o status Confirmado, conforme exemplo abaixo:
Obs. Nesta mesma tela ao clicar sobre o botão direito o usuário poderá rejeitar o pedido e fazer o cancelamento após a confirmação do mesmo.
6º Passo – Alterar status do pedido para Entrega
Para mudar o status do pedido (Pronto para retirada ou Saiu para entrega), basta clicar no botão Outras informações e selecionar a opção Saiu para Entrega, conforme imagem abaixo:
Caso o cliente selecione no iFood a opção do pagamento na entrega, o pedido virá em aberto. Antes de selecionar a opção Sair para entrega ou Pronto para retirada precisará realizar a baixa do pedido (Pagamentos [F10]).
Após selecionar a opção Saiu para entrega, o sistema irá retornar uma nova janela para selecionar o entregador, informe o mesmo e finalize o envio.
Quando o pedido for confirmado e entregue, o status no sistema mudará para Concluído, conforme exemplo abaixo:
Referências
Sistemas: Gourmet Server/Gourmet
Autor: Thiago Belo (Dpto de Qualidade)
Versão: 2020.11.02