No momento da emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica, caso seja apresentada a mensagem de Rejeição indicando Duplicidade de NF-e com diferença na chave de acesso, a geração da mesma não será efetivada. No entanto, há uma solução para a situação, sendo:
- Identificando a chave de acesso e baixando o arquivo XML
Essa informação consta diretamente na caixa de validação apresentada no momento da rejeição. Basta copiar a chave de acesso indicada e acessar o Portal da Nota Fiscal Eletrônica.
Ao realizar o acesso, cole a chave de acesso copiada anteriormente e realize o download do arquivo no formato .XML para seu computador.
Observação: é necessário possuir instalado no computador um certificado digital válido da empresa emitente para que o download do arquivo .XML seja realizado.
- Importando o arquivo XML ao sistema
Caminho: Fiscal > NF-e Eventos > XML- Importação do Emitente
Após baixar o arquivo, será necessário realizar a importação do mesmo diretamente no sistema. Para isso, siga as seguintes etapas:
- Acesse o caminho indicado.
- Navegue até o diretório onde o arquivo foi salvo.
- Selecione o arquivo .XML baixado.
- Caso possua pedido no sistema associado com a nota rejeitada, clique na opção Vincular a um Pedido, busque o pedido que se refere a nota que será importada. Desta maneira a nota e pedido serão vinculados.
O sistema retornará que encontrou uma nota com a mesma numeração, selecione Sim para substituir a nota informada.
Ao final do procedimento, seguir o caminho Fiscal > NF-e Cadastro > NF-e Digitação, localizar a nota em questão e clicar no botão Gerar/Imprimir NFE para obter o PDF da mesma.