Referência: FAQ104
Para que o sistema efetue impressões de layouts de vendas e documentos fiscais como SAT, NFC-e, entre outros, é necessário o uso de uma Mini Impressora. Atualmente, diversos modelos foram homologados pela Futura Sistemas, podendo ser conferidos clicando aqui.
Comunicação
A comunicação entre a Mini Impressora e o computador é simples: basta conectar o cabo USB da impressora diretamente ao computador, preferencialmente nas portas traseiras. Modelos específicos de impressoras utilizam a conexão via cabo serial, mas como nem todos os computadores possuem tal entrada integrada, será necessário o uso de um adaptador para a conexão.
Instalação
Para realizar a instalação, inicialmente será necessário verificar se o Sistema Operacional é 32 ou 64 bits. Essa informação poderá ser visualizada diretamente em Meu Computador, sendo consultado pela Barra Iniciar do próprio Windows, ou a partir das teclas de atalho Windows + Pause.
Tendo conhecimento dessa informação, será necessário acessar o site do Fabricante do Equipamento e realizar o download do driver de comunicação da respectiva mini impressora para a instalação. Abaixo foram listados alguns dos principais fabricantes de impressoras:
Bematech
Elgin
Epson
Feasso
Sweda
Tanca
Ao finalizar o download, basta executar a aplicação como administrador e seguir com o passo a passo de instalação.
Observação: o procedimento de instalação do driver de comunicação pode variar de acordo com o modelo da impressora. Caso houver dúvidas sobre a instalação do equipamento, recomendamos que entre em contato diretamente com o fabricante para obter maiores informações.
Ao finalizar a instalação, é possível realizar testes de impressão, para isso, será necessário acessar a tela de Dispositivos e Impressoras ou Impressoras e scanners (dependendo da versão do sistema operacional) através da barra de pesquisa do Windows ou então, pressionando o atalho Windows + R e digitar Control Printers.
Ao encontrar a impressora instalada, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e selecione a opção Propriedades da Impressora. Na tela de Propriedades que será aberta, clique na opção Imprimir Página de Teste, caso a impressão seja realizada, a mesma está pronta para ser configurada diretamente no sistema de vendas.
No entanto, caso a página de teste não seja impressa automaticamente, alguns pontos poderão ser verificados, como:
- Conexões dos cabos
- Conectar o cabo da impressora em outra porta USB do computador
- Verificar se o equipamento está ligado
- Confirmar se a bobina foi colocada corretamente
- Instalação do driver da impressora
- Verificar a Porta de conexão definida através do caminho Dispositivos e Impressoras > Propriedades da Impressora > Portas