Como Enviar XML por E-mail no Futura NF-e? – FN22

Publicado em: 20 de fevereiro de 2026

Sistema: Futura NFE

Caminho: Fiscal > NFe Eventos > XML – Envio por E-mail

Referência: FN22

Como funciona: Esta tela é utilizada para enviar arquivos XML de Notas Fiscais por e-mail.

Para isso, acesse o caminho indicado acima e o sistema abrirá a tela abaixo:

Imagem 1 – Tela de envio por e-mail

Empresa: Informe a empresa padrão pela qual as notas fiscais foram emitidas;

Cliente/Fornecedor: Caso queira filtrar o XML por um cliente ou fornecedor específico, informe neste campo;

Nota N°: Caso queira filtrar o XML por um número específico de NFe, insira neste campo;

Pedido N°: Caso queira filtrar o XML por um número específico de pedido, insira neste campo;

Modelo: Filtre os XML pelo modelo utilizado, seja ele: NFC-e ou a NFe;

Emissão: Filtre os XML’s pela emissão da nota, sendo eles: Própria ou Terceiros;

Data de Nota Fiscal: Também é possível filtrar o XML através da data de emissão, basta informar nos campos disponíveis.

Enviar Para: Através deste campo o usuário define qual a forma de envio dos XML:

Imagem 2 – Opções de enviar para

E-mail do Cliente: Escolhendo esta opção, os XML selecionados serão enviados para o e-mail que está registrado no Cadastro do Cliente da NFe emitida;

Outro: Através desta opção é possível digitar um e-mail manualmente para envio;

Somente salvar XML: É possível apenas salvar os XML’s em um local específico;

E-Mail da Transportadora: Através desta opção é possível enviar os XML’s para o e-mail que está registrado no Cadastro da Transportadora indicada na NFe emitida;

Outro (PDF, XML, ZIP): Esta opção enviará para o e-mail inserido, a NFe em PDF e o XML em uma pasta Zipada.

Após escolher a opção desejada, clique no botão Filtrar e o sistema trará todas as NFe’s encontradas conforme o filtro escolhido. Selecione as que desejar e clique no botão Enviar.

Vale lembrar que esta tela só funcionará se as informações do menu Configuração de E-mail estiverem cadastradas e funcionando corretamente.