1 – Melhorias na Consulta Simplificada nas Telas de Cadastros
Nesta versão, foram implementadas melhorias na funcionalidade de pesquisa simplificada nas telas de cadastro que possuem essa opção. As regras para a pesquisa agora funcionam da seguinte maneira:
-
Ao realizar a pesquisa com menos de 12 dígitos numéricos, os primeiros resultados exibidos serão os IDs que contêm os valores informados, além do CNPJ ou CPF, conforme o número de dígitos inseridos.
-
Ao realizar a pesquisa com mais de 5 dígitos numéricos, os resultados também incluirão a Inscrição Estadual ou RG.
-
Quando a pesquisa for realizada com letras, os primeiros resultados trarão a razão social ou nome fantasia.
-
Ao realizar a pesquisa com o símbolo “@”, os primeiros resultados exibidos serão os e-mails correspondentes aos valores inseridos.
Segue abaixo um comparativo de exemplo com a versão anterior:
Versão anterior
Versão Atual
2 – Autenticação de e-mail via OAuth 2.0 – Gmail e Outlook
Caminho: Cadastros > Geral > E-mail
Nesta versão, foi implementado uma nova forma de configurar o e-mail no sistema, através do OAuth 2.0, e atualmente este recurso esta disponível para os e-mails do Gmail e Outlook.
Para utilizá-lo, é necessário indicar o Tipo Autenticação OAuth 2.0, quando habilitado esta opção, habilitará as opções para indicar se Provedor será Gmail ou Outlook.
Ao clicar, irá abrir o navegador para realizar o login:
Após realizar o login, é necessário clicar em Continuar:
Por fim, será apresentado que a autenticação foi concluída com sucesso e que o navegador já pode ser fechado.
Ao retornar para o Futura Server, o email já estará configurado e pronto para uso.
3 – Refatoração no Módulo da Agenda
Caminho: Vendas > Agendamento de Vendas.
Nesta nova versão do sistema, o módulo da Agenda foi refatorado. Agora, não será mais necessário habilitar o parâmetro para utilizá-lo. Após a atualização para a nova versão, o módulo estará disponível para uso.
Com essa alteração, apenas o funcionário indicado para o agendamento poderá visualizá-lo.
Contudo, esse usuário ainda terá a permissão de criar novos agendamentos para outros funcionários. Além disso, caso um agendamento seja criado sem ter um funcionário indicado, ele será visível para todos os usuários.
Ao acessar o cadastro do cliente, será possível visualizar todos os agendamentos registrados para ele na aba “Agenda”, incluindo os agendamentos realizados por outros funcionários. Essa funcionalidade visa evitar a criação de agendamentos conflitantes, com horários duplicados.
Ao criar um agendamento para outro funcionário, apenas esse colaborador será notificado. A notificação será apresentada também dez minutos antes do horário agendado.
Ao clicar na notificação, será exibida a tela abaixo, onde será possível cancelar o agendamento, marcá-lo como realizado ou adiá-lo.
Caso o usuário não marque o agendamento como realizado, o sistema continuará notificando-o sempre que for aberto, até que o status do agendamento seja alterado. Essa notificação será repetida por um período de três dias. Caso o status não seja alterado dentro desse prazo, o sistema cancelará automaticamente o agendamento e as notificações não aparecerão mais para o funcionário.
O módulo também esta presente nos sistemas: Futura OS, Gerenciador Interno, Futura e Futura Vendas Externas.
4 – Envio automático de contingência – NFe e MDFe
Caminho: Fiscal > NFe Eventos > Envio de Contingência
Nesta versão, foi implementada uma funcionalidade essencial para otimizar o envio automático das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) que foram emitidos em contingência.
O sistema realizará, de forma automatizada, a busca por esses documentos fiscais pendentes a cada 1 hora e tentará efetuar a transmissão junto à SEFAZ. Esse processo ocorre sem a necessidade de intervenção do usuário.
Caso a transmissão seja bem-sucedida, será exibido um aviso informando que os documentos fiscais foram devidamente emitidos e registrados na SEFAZ. No entanto, caso ocorra algum erro que impeça a transmissão, o sistema também apresentará uma notificação detalhando o problema encontrado, permitindo que o usuário tome as devidas providências.
Além disso, para facilitar a gestão e a resolução de eventuais pendências, ao clicar sobre o aviso, o usuário será automaticamente redirecionado para a tela de envio manual. Dessa forma, poderá revisar as informações, corrigir eventuais inconsistências e tentar novamente a transmissão dos documentos fiscais.
5 – Parâmetros por Empresa – Certificado Digital do Responsável
Caminho: Configurações > Parâmetros por empresa > Configurações > 5 – Certificado Digital do Responsável
Nesta versão, foi incluso dentro dos Parâmetros por Empresa, a opção para vincular o Certificado Digital do Responsável da Empresa E-CPF, a qual é necessária para realizar a importação da API DUIMP.
Observação: O certificado do Responsável deve ser do tipo A1.
Os campos destacados abaixo serão de preenchimento obrigatório:
1 – Tipo: Traz por padrão a opção A1. (Campo desabilitado para alterações manuais).
2 – Meu certificado já está instalado: Traz por padrão a opção Não. (Campo desabilitado para alterações manuais).
3 – Certificado Nro. Série: Informa o Número de Série do Certificado. (Campo desabilitado para alterações manuais).
4 – Caminho do Arquivo: Insira o caminho do arquivo, caso o mesmo não esteja instalado em seu computador.
5 – Senha: Digite a senha do certificado.
6 – Responsável: Indique quem é o responsável legal pela Empresa E-CPF.
6 – Melhorias no botão de ajuda do dashboard
Nesta versão, os botões de ? dos cartões do dashboard foi alterado para integrar com o manual online, visando uma melhor explicação da informação apresentada.
Ao clicar, será aberto uma janela com o tópico do manual online, referente ao cartão:
Também foi implementado o botão de Abrir no navegador, que abrirá o manual diretamente no navegador do cliente.
7 – Código CSRT – Estado do Paraná
Caminho: Configurações > Parâmetros por Empresa
De acordo com a norma técnica NT2018_20005_v1_40, foi incluso nos parâmetros a inclusão dos campos: Token CSRT e ID CSRT.
A obrigatoriedade do preenchimento desses campos aplica-se exclusivamente ao estado do Paraná, em conformidade com a legislação estadual vigente.
8 – Devolução de Nota Fiscal – IVA
Nesta versão foi alterada a regra fiscal de devolução de acordo com a nota técnica NT2019_01_v1_64. Agora, ao realizar a devolução de uma nota fiscal a qual contenha o Tipo de ICMS ST como IVA, o mesmo será incluso na nota automaticamente.
9 – Crédito Presumido na Nota Fiscal
Caminho: Fiscal> NFe Cadastro> Nfe – Digitação
Botão: Outras Info. > aba: Crédito Presumido
Nesta versão foi implementado a opção para informar o crédito presumido, diretamente nas notas fiscais. Existe o campo do crédito presumido, onde pode estar informando o Código de Beneficio Fiscal de Crédito ou Percentual do Crédito Presumido, de cada item.
Observação: Calculo da N.F deixar, Somente Totaliza Impostos.
Caso todos os itens na DANFE, possuam Código de Beneficio e Percentual de Crédito iguais, é possível indicá-los em lote.