1 – Implementação de Novo Ícone para Limpar as Informações
Caminho: Cadastros > Estoque > Produto.
No sistema em alguns campos era possível limpar a informação com a função “DELETE”. Na nova versão do sistema, foi adicionado um ícone de borracha em determinados campos, com o objetivo de facilitar a remoção pelo usuário.
2 – Filtros de Pesquisa para o Campo de Código de Barras – Cadastro de Grade de Produtos
Caminho: Cadastros > Estoque > Grade de Produtos.
Nesta nova versão, foram adicionados novos tipos de filtros para o campo de código de barras, permitindo filtrar por: ‘contém‘, ‘igual a‘, ‘começando por‘ e ‘terminando por‘.
3 – Vínculo com Gmail e Google Drive
Caminho: Tema por Usuário > Conta Google.
Caminho (Dashboard): Perfil > Conta Google.
Neste nova versão foi implementada a função para vincular o Gmail dentro sistema, tendo como objetivo salvar relatórios e layouts diretamente no Google Drive, otimizando tempo. Com esta nova função, também será possível buscar contatos vinculados ao Gmail, além de possibilitar o envio de e-mails para contatos cadastrados.
A configuração do Gmail será independente, ou seja, cada usuário poderá conter uma conta Google vinculada, podendo ser a mesma em diferentes usuários ou não.
Acessando o caminho indicado, o usuário poderá clicar sobre o botão “Vincular sua conta Google” para utilizar esta nova função e será direcionado para a tela de login com o Google:
Após preencher o e-mail e senha, será necessário também aceitar as políticas de privacidade para que os dados sejam compartilhados ao sistema.
Aceitando, a conta Google ficará conectada ao usuário e as funções serão disponibilizadas para utilização.
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Cadastro do Cliente
Dentro do cadastro do cliente será possível vincular os contatos do Google. Para isso, nos campos de telefone foram adicionados os ícones de celular () que, ao clicar, carregará os dados dos contatos do Gmail, facilitando assim o preenchimento do mesmo.
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Relatórios / Layouts
Para utilizar a função dentro dos relatórios e layouts, foi incluso o botão “Google Drive”. Ao clicar sobre este botão, será apresentada a tela para que seja possível salvar este documento no Drive.
Nesta tela será apresentada a foto e o e-mail vinculado a conta, além do nome do arquivo, que permite ser alterado através do botão “Renomear” e três opções:
Abrir o navegador ao finalizar: Caso esta opção esteja marcada, ao clicar sobre o botão “Enviar”, o arquivo será aberto no navegador. Porém, se a conta vinculada não estiver vinculada também no navegador designado como principal do computador, será necessário acessar a conta em questão. Caso a opção não esteja marcada, o arquivo somente será enviado para o Google Drive.
Enviar: Ao clicar sobre este botão, o arquivo será salvo no Google Drive do Gmail em questão. Uma observação a destacar é que os arquivos sempre serão salvos dentro de uma pasta chamada “Futura”. Caso a mesma não exista, ela será criada automaticamente para salvar os arquivos em questão.
Trocar Conta: Ao clicar sobre este botão, será possível trocar a conta do Google a qual está vinculada dentro do sistema, sendo necessário refazer todos os passos para reconfiguração.
Nos relatórios e layouts, também foi compatibilizada a opção de enviar por e-mail junto a conta do Gmail. Ao clicar sobre esta opção, e buscar o e-mail para qual quer compartilhar, será exibidos os contatos da conta Gmail vinculada e, estes e-mails, serão destacados pela cor verde.
3. Salvar Contato no Celular
Permissão:
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FUNÇÕES: ENVIAR CONTATO PARA CELULAR (GOOGLE) – F4A1191C
Caminhos:
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Cadastros > Clientes
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Cadastros > Fornecedores
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Cadastros > Transportadora
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Cadastros > Funcionario/Vendedores
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Cadastros > Empresas
Nesta versão também foi inserido uma função para salvar os cadastros realizados no Futura Server para envia-los para o celular, para isso, foi implementado o botão “Salvar Contato no Celular”.
Ao clicar em Salvar, será exibido a mensagem de Aviso:
Serão salvos as informações de: E-mails, telefones, endereço de faturamento, data de nascimento/fundação, contato e observação de cliente.
Qualquer alteração realizada no cadastro, é necessário salvar novamente para atualizar, e será retornado a mensagem.
Caso o perfil não tenha uma conta Google vinculada, será exibido a seguinte mensagem:
4 – Temas – Dashboard 2.0
Nesta versão foi incluso dentro dos temas do sistema uma prévia dos temas do Dashboard 2.0. Sendo assim, ao selecionar um tema, será possível visualizá-lo antes de alterar por completo.
Ao salvar, caso o sistema não contenha a permissão para os novos temas, será exibida a mensagem para contratação do mesmo.
5 – Vincular NF-e a pedido já existente
Caminho: Fiscal > NFe Cadastro > NFe – Digitação
Nesta versão, foi implementado uma nova opção no botão Gerar Pedido, sendo possível indicar um pedido existente.
Ao selecionar esta opção, será aberto a consulta de pedidos.
Serão exibidos os pedidos que possuírem as mesmas informações de Empresa, Cliente, Tipo de Pedido da Nota Fiscal, com os status Aberto, Baixado e Faturado e que não estejam vinculados a uma NFe.
Após localizar o pedido, basta selecionar e o pedido estará vinculado.
6 – Envio de Notificações – Aplicativo Consumidor
Caminho: Configurações > Futura Mobile > Cadastro de Notificações
Nesta versão foi compatibilizado o envio de notificações para o aplicativo consumidor devido a alteração na documentação do componente a qual é utilizado.
Agora, as notificações serão exibidas tanto com o aplicativo aberto quanto fechado além de executar a ação informada na opção “Ação ao clicar”.
7 – Importação de Layout/Relatório Dinâmico
Caminho: Configurações > Impressos > Transfere Layout Dinâmico
Nessa nova versão foi implementado a função automática para a transferência de layouts/relatórios dinâmicos. Dessa forma, será possível realizar a importação por meio do Futura Server, utilizando o caminho mencionado acima, ou também, através da rotina de atualização fiscal, a qual é executada uma vez ao dia.
Para que as notificações sejam enviadas para o sistema, é necessário estar habilitado a opção em: Gerenciar Notificações > Relatório/Layout Dinâmico.
8 – Pix Cobrança – Reimpressão do Pix pago
Caminho: Contas a receber > Digitação > Botão: Imprimir Boleto/Pix
Nesta versão, o sistema passou a permitir a reimpressão de cobranças via Pix que estão liquidadas, e exibindo o indicativo de “BOLETO PAGO”.