1 – iFood – novo módulo de catálogo (v2)
Caminho: Exportar > Produtos > iFood
Nesta versão, o módulo de cardápio foi atualizado para a sua segunda versão, denominada como V2. A versão anterior (V1) será descontinuada a partir do dia 30/11/2023 pelo próprio iFood. Para mais informações sobre a alteração da aplicação, confira a documentação clicando aqui.
Atualizar Catálogo para V2
Após a atualização, usuários que ainda se encontrarem na primeira versão do catálogo não conseguirão realizar a exportação/ importação de produtos, sendo apresentada uma validação caso executado o processo. Para isso, foi implementado o botão Atualizar Catálogo para V2, onde a partir dele, o catálogo será atualizado para a sua segunda versão. Porém, os itens mantidos podem ter seus IDs alterados, portanto, após a migração, dependendo da configuração utilizada, os produtos do catálogo poderão ser deletados ou terão seus vínculos desfeitos, sendo necessário realizar a exportação ou vinculá-los ao sistema novamente.
-
Exportar: ao atualizar o catálogo, TODOS os produtos e pizzas serão excluídos do painel do iFood, sendo necessário realizar o processo de exportação novamente.
Observação: o botão Atualizar Catalogo para V2 também foi adicionado diretamente na aba Pizzas.
- Importar: após a atualização do catálogo, todos os vínculos entre produto do iFood com o sistema serão desfeitos. No entanto, os produtos permanecerão no cardápio, sendo necessário realizar a ligação (importação) entre os produtos novamente.
Observação: caso o cliente, por algum motivo, utilizava o processo de exportação e migrou para o de importação, ao realizar a atualização do cardápio, os produtos serão excluídos do iFood. Isso ocorre por conta do código de integração entre produto iFood e sistema, podendo haver divergências após a atualização do catálogo.
No entanto, caso o cliente tenha sempre utilizado o processo de importação, somente os vínculos entre sistema e iFood serão desfeitos, sendo necessário realiza-los novamente.
Após atualizada a versão do cardápio, independente se o cliente exporta ou importa os produtos, caso realizado o processo novamente, será apresentada uma validação, informando que o mesmo já se encontra atualizado.
2 – iFood – resetar produtos
Caminho: Configurações > Parâmetros por Empresa > Avancadas > 11 – iFood
Implementado o botão Resetar Produtos, tendo impacto somente no sistema, limpando registros internos do banco de dados de produtos associados ao iFood.
-
Resetar Produtos (Importar)
Remove todas as ligações entre os produtos do iFood e o sistema. Onde será necessário refazer todas as conexões, sem impactar diretamente nos produtos já cadastrados no iFood.
-
Resetar Produtos (Exportar)
Remove os registros de produtos e pizzas do sistema que foram exportados para o iFood. Ou seja, caso alguma exportação tenha sido feita de forma incorreta ou ocorra algum problema durante a exportação, após realizar o processo de resetar, será necessário excluir o produto diretamente no catálogo do iFood e realizar a exportação novamente, visto que o vínculo foi desfeito anteriormente.