1 – Exclusão do código de barras de produtos
Caminho: Cadastros > Estoque > Produto
Nesta versão, foi implementada a possibilidade de exclusão do código de barras de um produto. Sendo necessário possuir dois ou mais códigos cadastrados, ao realizar sua exclusão, o sistema fará a substituição para o primeiro código da lista, alterando essa informação nos lançamentos de Pedidos de Vendas, Compras, Movimentações de Estoque, Balanços, Etc. estejam eles abertos ou finalizados. Em casos de relatórios, o sistema já possui um comportamento implementado, onde será considerado o maior número código de barras do cadastro.
Caso houver somente um Código de Barras associado ao produto, no momento da exclusão, será apresentada uma mensagem de validação, impossibilitando que o processo seja efetuado.
Ao deletar um código de barras que já se encontra cadastrado, será apresentada a mensagem de Confirmação, alertando que o processo poderá demorar para ser finalizado e afetará vários registros e pedidos que possam estar em edição.
Observação: ao deletar um código de barras, a operação terá grande impacto na replicação, principalmente se o código em questão possuir grande fluxo de informações interligadas aos lançamentos no sistema, com isso, recomenda-se utilizar a ferramenta de forma cautelosa.
2 – Tela de consulta
As janelas de consultas do sistema foram reajustadas, ocupando agora 75% da tela na posição vertical, a alteração prioriza uma melhor visualização das informações filtradas pelo sistema, mantendo as mesmas funcionalidades, se tratando apenas de uma implementação visual.
3 – Pagamento via QR code (pix) – boleto santander
Foi implementado o Segmento Y03 para a geração de Remessa do banco Santander, possibilitando que o pagamento seja efetuado via Pix, a função será disponibilizada a partir do processamento do arquivo de remessa, possibilitando a impressão do boleto com o QR Code.
Configuração: Cadastros > Financeiro > Conta Corrente – Configuração de Boletos
Tendo uma configuração de conta corrente válida diretamente com o Banco Santander (033), será possível realizar a configuração da sua integração bancária (CNAB 240) já com a nova implementação do Pix, sendo necessário habilitar a Geração com Pix com a opção Sim.
Com isso, será habilitada a aba Configuracao PIX para a configuração, para o Tipo Chave Pix, temos as seguintes opções para seleção:
1 – CPF
2 – CNPJ
3 – Celular
4 – E-mail
5 – Chave Aleatória
De acordo com a opção a ser utilizada, será necessário possuir uma chave Pix válida para a conta em questão, onde o preenchimento será refletido diretamente no arquivo de remessa, especificamente nas posições 081 – 081, onde trará o código do Tipo de Chave Pix conforme apresentadas anteriormente e nas posições 082 – 158, apresentando a Chave Pix preenchida na configuração.
A geração da remessa continua sendo feita da mesma forma, pelo caminho Contas a Receber > Boleto > Boleto – Envio, porém, agora o arquivo passará a contar com o registro Y03, referente as configurações do Pix. Inicialmente o QR Code não será apresentado no arquivo do formato .PDF do boleto, trazendo a seguinte mensagem em sua impressão:
No arquivo de remessa, não será enviada nenhuma informação do Código de Identificação do QR Code (159 – 193), sendo atribuído automaticamente pelo banco a partir do retorno de processamento da remessa de entrada, conforme Nota 52 do manual CNAB.
Caso o boleto tenha sido enviado para o cliente antes do processamento, será necessário realizar seu envio novamente com o QR Code na impressão.
Clique aqui para mais informações sobre a implementação diretamente pelo manual CNAB.
4 – Novo PSP para Pix – PIXPDV
Caminho: Configurações > PIX
Implementado o novo PSP (Provedor de Serviços de Pagamento) PIXPDV, por se tratar de uma configuração simplificada, não será apresentado o Assistente de Configuração conforme visto na versão anterior para outros PSP’s.
O provedor em questão é compatível com diversos bancos, sendo possível indicar qualquer Conta Corrente, desde que o PSP esteja definido como PIXPDV.
Na configuração, será necessário o preenchimento das seguintes informações:
- Chave Pix
- Token
- Secret Key
Por se tratar de ambiente de produção, as credenciais e processos a serem realizados devem ser repassados diretamente pelo banco indicado.
Caminho: Cadastros > Financeiro > Tipo de Pagamento
Para a utilização da funcionalidade no momento da finalização da venda pelos sistemas Futura PDV e Gourmet, será necessário a criação do Tipo de Pagamento indicando a opção PIX.
Configuração de Pagamento Único: para utilizar este método, basta preencher o campo Configuração PIX com a configuração desejada.
Configuração de Pagamento Multi Empresa: neste caso, o campo de Configuração Pix não deve ser preenchido com nenhum registro, assim como a opção Permite Multi Empresa da configuração deve ser definida como Sim, para que a Chave Pix seja exibida para todas as empresas no momento da seleção de pagamento no sistema PDV.
A única diferença entre o Pagamento Multi Empresa e Pagamento Único é que, no momento da seleção do Tipo de Pagamento no PDV, será aberta uma tela com as chaves Pix que permitem o acesso às suas configurações, ou seja, estejam definidas como Multi Empresa com a opção Sim.
5 – Cadastro de código de benefício
Caminho: Cadastros > Fiscal > Codigo Beneficio
Desenvolvida uma nova tela para que seja realizado o cadastro de Código de Benefício, a tela apresentará todos os produtos cadastrados no sistema, e ao Editar [F3], será possível definir suas respectivas informações aos Grupos Fiscais.
Sendo possível definir se o código é principal ou não, apenas um único registro de cada tipo deve ser marcado como Principal. Também será possível definir se seu tipo será Venda Interna, Venda Interestadual ou Importação.
Caso o produto possua mais de um Código de Benefício, é possível realizar inúmeros lançamentos ao Grupo Fiscal, porém, vale frisar novamente que somente um dos códigos deve ser definido como Principal.
Caminho: Cadastros > Estoque > Produto > aba Fiscal > Mais Impostos
Também foi implementada uma forma simplificada para realizar o cadastro do Código de Benefício, sendo adicionado o botão ao lado do campo de Codigo do beneficio, onde ao clicar, será apresentada a tela de Código de Benefício – Simplificado. Esta tela poderá ser utilizada tanto como uma consulta dos códigos já cadastrados, quanto uma tela alternativa para novos cadastros, refletindo essas informações em ambos os caminhos indicados.
Ao realizar o preenchimento da informação pelo modo Simplificado, o código de benefício indicado no cadastro do produto será ignorado, passando a acatar os novos códigos preenchidos. Também será possível alterar os valores dos campos Tipo e Principal a partir da tecla “/” e realizar a exclusão de registros a partir do botão “Delete“. A funcionalidade também foi incluída nas telas de Produto Simplificado e Grade de Produtos.
Na geração da Nota Fiscal de Venda e Importação, as informações de Código de Benefício serão alocadas automaticamente, trazendo o registro Principal ao campo Codigo de beneficio (cBENEF no XML) e os demais na Observação o item.
Observação: ao realizar cópia de produtos, essas informações também serão copiadas.
6 – Logotipo no layout de mini impressora
Caminho: Configurações > Impressos > Layout Mini Impressora
Implementada a possibilidade de realizar a impressão do logotipo da empresa nos layouts de mini impressora, sendo necessário adicionar uma linha e indicar o campo LOGO_EMPRESA ao layout.
Este campo trabalha com uma linha exclusiva, ou seja, caso configurado uma outra linha com o mesmo campo, no momento de gravar a configuração será exibida uma validação, impossibilitando efetuar o processo.
A imagem impressa será o Logotipo definido na aba Geral dos Parâmetros por Empresa.
Observação: por correr o risco de perder de detalhes no momento da impressão, recomenda-se utilizar imagens preto/ branco.
7 – Identificação de ambiente para NFS-e
Caminho: Configurações > Parâmetros por Empresa > aba Avançadas > 3 – Nota Fiscal de Servico
Adicionado o parâmetro 12 – Identificação de Ambiente, possibilitando determinar qual ambiente será utilizado, tendo como opções os ambientes de Produção e Homologação. Anteriormente era acatado a mesma opção definida na aba 6 – NF-e.
Atenção: se atentar a opção definida na configuração, para que não seja realizados lançamentos em ambiente incorreto.
8 – Trava de cancelamento da nota fiscal
Caminho: Fiscal > NF-e Eventos > Cancelamento
Foi removida a trava que impossibilitava o cancelamento de NF-e e NFC-e após determinado período, conforme estipulado pela UF na qual o documento foi emitido. Sendo substituída por uma validação de confirmação, caso desejado prosseguir com o cancelamento, o usuário deverá ler as informações apresentadas e Concordar com a operação.
Em casos que a nota se encontra fora do prazo de cancelamento, a tela de consenso também será apresentada, porém, após concordar e definir a sua respectiva justificativa para o cancelamento, será validado que o prazo está fora do previsto na legislação, não sendo possível prosseguir com a operação em questão.
Observação: o tempo limite para o cancelamento poderá variar de acordo com cada estado, sendo necessário confirmar diretamente com a SEFAZ o seu prazo legal.
Para documentos em contingencia, será retornada a mesma tela para a confirmação do cancelamento, porém, não será possível efetuar o cancelamento de notas não enviadas para o governo, sendo retornada uma mensagem de validação. Caso o usuário opte em continuar com o cancelamento, será necessário realizar o envio da contingencia para o governo pelo caminho Fiscal > NFe Eventos > Envio de Contingencia.
Ao possuir duplicatas vinculadas à nota fiscal e o seu cancelamento for efetuado, será possível apagar a conta da nota em questão.
9 – Frete – finaliza com simulação
Caminho: Configurações > Parametros de Frete
Adicionada a funcionalidade que possibilita a finalização do frete a partir do valor simulado (projeção). No entanto, fez-se necessário a obrigatoriedade das informações de Tamanho e Peso nos dados do Produto no momento do pedido de venda.
10 – Alinhamento de campo no layout
Caminho: Configurações > Impressos
Foram inseridos três tipos para a configuração de alinhamentos aos layouts criados diretamente pelo menu Impressos, as opções se encontram na coluna Opcoes, sendo:
- Alinhamento a Direita
- Alinhamento a Esquerda
- Alinhamento Centralizado
O alinhamento respeitará o limite definido na coluna Tam. Max. do campo.