Migrar SAT para NFC-e – FAQ 121

Publicado em: 4 de novembro de 2025

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) anunciou que o SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) será descontinuado a partir de 1º de janeiro de 2026, sendo substituído pela NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Para facilitar esse processo, a partir da versão 2025.11.03, foi adicionada a funcionalidade para realizar a migração nos sistemas Futura Server e Gourmet Server, no caminho: Configurações > Migração SAT -> NFC-e

Para realizar a migração, a empresa deve possuir:

  • Credenciamento da NFC-e;
  • Certificado Digital A1 (arquivo) e sua senha.

Caso ainda não possua o credenciamento da NFC-e, você pode visualizar o passo a passo clicando no botão a seguir.

Para garantir que todos os clientes continuem operando normalmente após a virada do ano, a partir de 25/12/2025 uma tela será exibida automaticamente no sistema para realizar a migração, caso ela ainda não tenha sido efetuada.

Lembrando que, para que esta tela seja exibida para configuração, é necessário:

  • Ser cliente do estado de São Paulo;
  • Ter uma empresa padrão configurada;
  • Possuir ao menos um terminal configurado com SAT vinculado à empresa padrão;
  • Ter emitido SAT para a empresa padrão nos últimos 10 dias.

Para realizar a configuração, clique no botão Configurar NFC-e Agora. Em seguida, a tela abaixo será exibida, permitindo a inserção das informações de série, último número impresso e a indicação do certificado digital.

Em seguida, o sistema validará as informações inseridas. Se a validação for bem-sucedida, a seguinte tela será exibida:

Após isso, será necessário reiniciar todos os sistemas (PDV e Futura Server) em todos os terminais para que a configuração realizada seja aplicada corretamente.

Ao acessar o PDV, será possível visualizar que o SAT estará desabilitado e a NFC-e habilitada. A impressora anteriormente configurada no SAT será automaticamente associada à NFC-e. Esse processo será executado em todos os terminais que possuem o SAT configurado.