1 – Envio de E-mail em lote

Caminho: Impressos > Pedido

Nesta versão foi inclusa uma nova função a qual é possível realizar o envio dos PDF’s do Pedido, Boleto e Nota Fiscal (caso contenha) por e-mail. Para isso, será necessário alterar o Tipo de Operação para: Enviar E-mail e os campos Anexar Boleto e Anexar Nota Fiscal deverá estar marcado como sim.

Impressão em lote

Como descrito no campo Remetente, caso não contenha nenhum e-mail selecionado para realizar o envio, o mesmo será feito utilizando o e-mail padrão vinculado nos parâmetros.

Será possível selecionar vários pedidos de diferentes clientes. Se o destinatário estiver como Cadastro, o e-mail será enviado para o e-mail cadastrado de cada cliente, e cada um receberá seu pedido. Se o destinatário estiver como Outros, todos os pedidos serão enviados para o e-mail inserido manualmente.

Observação: Para que seja possível realizar o envio do boleto, será necessário que a remessa seja gerada antes do envio.

2 – Cadastro de Produto – Últimas Vendas

Caminho: Cadastro > Estoque > Produto

Nesta versão, o gráfico do botão de Últimas Compras foi alterado. Antes as quantidades apresentadas pelo gráfico se referiam ao pedido. Agora, a regra foi alterada para que seja calculado pela quantidade de produtos vendidos.

Cadastro de produto

Observação: Nesta opção serão apresentados todos os pedidos, independente do seu status, sendo assim, todos estes pedidos irão influenciar na quantidade de itens apresentados pelo gráfico.

3 – Correção automática – THIS ELEMENT IS NOT EXPECTED

A funcionalidade de Correção Automática foi aprimorada nesta versão. Foi implementado a correção para o erro This element is not expected, que ocorre geralmente em emissões de documentos fiscais tanto no Futura Server quanto PDV.

Correcao1

Ao clicar em Correção Automática, o sistema baixará os arquivos DLLx86 e DLLx64 e extrairá em suas respectivas pastas.

correcao2

Ao terminar o processo, será apresentado para reiniciar o sistema.

correcao3 1

Observação: Esta função irá realizar o download na pasta em que o sistema está sendo executado, contudo, as emissões fiscais utilizam das DLLs presentes em C:\Futura\, assim, dependendo da estrutura das pastas o erro pode não ser corrigido.

4 – Aparência do PDV

Caminho: Perfil do usuário > Aparencia PDV

Nesta versão, foi implementado uma nova aba de Aparência PDV ao menu de perfil do dashboard.

Aparencia PDV

IMPORTANTE: A alteração de aparência não é individual, ou seja, caso um usuário altere, será alterado para todos os outros desta mesma empresa.

5 – Copiar campos do sistema

Nesta versão, ao dar um duplo clique sob os campos desabilitados do sistema, será copiado o texto para a área de transferência do Windows, funcionando como o atalho CTRL+C.

copiar campos 1

Também foi inserido uma outra opção para copiar as informações da linha da grid ao clicar com o botão direito.

copiar campos 2 1

A linha vai ser copiada juntamente com o cabeçalho, conforme demonstrado no exemplo abaixo:

copiar campos 3

6 – Novo CRT ( 4 – MEI )

Foi criado um novo CRT (Código de Regime Tributário) para empresas MEI conforme a NT2024.001, permitindo que essas empresas emitam documentos fiscais. O regime MEI deve seguir as mesmas regras dos contribuintes do Simples Nacional, utilizando os CSOSN específicos para este regime.

CRTMEI

  • CSOSN específicos: 102-300-400-900
  • CFOP específicos: (1202-2202 Devolução de venda própria) – (5202-6202 Devolução de compra terceiros) – (1904/ 2904 Remessa entrada) – (5904 -6904 Remessa saída) (5152-6152)Transferência saída) (5929 NFe relativo ao cupom fiscal).

Foi implantado junto ao CRT-4 Novas Regras de validação para esse regime, sendo elas:

  • NCM completo para CRT igual a “4=Simples Nacional – Microempreendedor Individual – MEI” em operações internas. Portanto, quando o emitente da NF-e for MEI e a operação for interna poderá informar NCM 00000000 – (SISTEMA NÃO VAI UTILIZAR ESSE)

  • Exigir o preenchimento correto do CSOSN quando CRT igual a “4=Simples Nacional – Microempreendedor Individual – MEI”,

  • Não exigir o grupo de ICMS para a UF de destino quando CRT igual a “4=Simples Nacional – Microempreendedor Individual – MEI”

  • Inclusão de utilização na NFC-e do CFOP 5910 – Remessa em bonificação, doação ou brinde, na NFC-e para tratamento de cortesias

  • Eliminação da denegação também para o modelo 55 (NOTA DENEGADA)

Denegação da NFE eliminada

A rejeição Nota fiscal Denegada foi substituída por novas rejeições:

  1. 301 – Uso denegado – Irregularidade fiscal do emitente.
  2. 302 – Uso denegado – Irregularidade fiscal do destinatário
  3. 303 – Destinatário não habilitado a operar na UF
  4. Rejeição: GTIN (cEAN) sem informação [nItem: 999
  5. Rejeição: FCP não deve ser destacado na NF-e conforme legislação estadual [nItem:999]

7 – Manifestação do destinatário

Seguindo alterações da Sefaz, o sistema passou a permitir que o destinatário de uma Nota Fiscal Eletrônica (modelo 55) possa realizar até duas ocorrências de cada tipo de evento relacionado à manifestação conclusiva da NF-e.

Limitações e Prazos:

  • Todas as manifestações devem ser feitas dentro de um prazo máximo de 180 dias a partir da data de autorização da NF-e.

  • Se houver a necessidade de retificação, o prazo deve observar o que está previsto no § 3º da mesma cláusula que define as manifestações.

8 – Notas com UF em Trânsito no MDF-e

Caminho: Fiscal > MDF-e (Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico) > MDF-e Digitação.

O sistema agora permite a emissão de mais de um MDF-e durante o transporte. Quando há diferentes UFs de carregamento pelo percurso, é possível integrar as notas fiscais, sendo obrigatório encerrar o MDF-e em percurso antes de emitir o próximo.

Processo de Emissão:

Seleção da UF de Carregamento Inicial:

  • Ao emitir um novo MDF-e, o usuário deve selecionar a UF onde o carregamento das mercadorias foi realizado.

SelecaoUF

Seleção das Notas Fiscais:

  • Após selecionar a UF de origem, o sistema apresentará as notas fiscais de compra dos fornecedores. O usuário poderá selecionar as notas fiscais correspondentes às mercadorias carregadas naquela UF específica.

02mdf

Indicação da UF no Percurso:

  • Ao indicar a UF correspondente ao local de carregamento durante o percurso, o sistema permitirá a inclusão dessas notas fiscais no MDF-e.

PercursoMDF

  • Na Aba Rodoviário, em veiculo de tração, selecione o veiculo que vai realizar o transporte e o motorista. Em seguida, finalize gerando o MDF-e.

MDFe2

  • Caso haja mais de um carregamento em UFs diferentes, o processo pode ser repetido. Desde que o primeiro MDF-e emitido seja encerrado.

  • O próximo MDF-e integrará as notas fiscais de cada UF ao longo do percurso. Através do campo Incluir Notas com UF em transito é possível selecionar as notas da UF encerrada e do atual carregamento.

  • Após a inclusão de todas as notas fiscais necessárias, o usuário deve concluir a emissão do MDF-e.

  • Esse MDF-e final conterá todas as mercadorias que foram carregadas ao longo do percurso, abrangendo todas as UFs envolvidas.

Nota fiscais em transito

  • Quando o transporte chegar ao destino final, ou seja, o local de descarregamento, o usuário deverá realizar o evento de encerramento do 2º MDF-e emitido.

  • Este passo é crucial para encerrar formalmente o transporte, indicando que todas as mercadorias foram entregues e o trajeto foi concluído.

9 – NFC-e status contingência habilitado para o estado de SP

Caminho: Fiscal > NF-e Eventos > Envio de contingência.

Nesta versão, foi habilitado o status de contingência para NFC-e em SP, útil em casos de falha de comunicação com a SEFAZ.

O emissor deverá escolher entre os modos de contingência: EPEC (Evento Prévio de Emissão em Contingência), SVC (Sefaz Virtual de Contingência) ou FS-DA (Formulário de Segurança para impressão do Documento Auxiliar).

O processo de contingência será ativado automaticamente durante a emissão da NF-e ou NFC-e caso a SEFAZ esteja inoperante apresentando as seguintes rejeições:

  • “Erro interno 12002 – TimeOut de Requisição”

  • Erro Interno: 12007
    Erro HTTP: 0
    URL: https://nfe.fazenda.mg.gov.br/nfe2/servi…Protocolo4
    Erro: Requisição não enviada.
    Erro: 12007 – O nome do servidor não pode ser resolvido”

  • “Erro interno 503 Service Unavailable do HTTP”

Todos os erros citados acima, são causados por oscilações, manutenções ou lentidão nos serviços da SEFAZ-SP, deixando os serviços inoperantes.

Quando isso ocorre, a emissão entra em modo de contingência. O sistema exibirá as opções de contingência, e o cliente deverá escolher qual utiliza.

Após a seleção, o status da emissão mudará de ‘normal’ para ‘contingência’, permitindo a impressão do documento. Quando os serviços forem normalizados, o cliente deve acessar o caminho indicado no sistema e enviar em lote as emissões feitas em contingência

10 – Alteração de Filtro – Controle de Entrega em Lote

Caminho: Vendas > Controle de Entrega em Lote

Na funcionalidade de controle de entrega em lote foi alterado o comportamento do filtro de Nro de Pedido. Agora é possível digitar mais de um pedido, desde que sejam separados por vírgula.

ControleEntrega

Além disso, foi implementado a possibilidade de pesquisa através do atalho F5. Será aberto todos os pedidos para que possam ser selecionados.

ControleEntrega2

ControleEntrega3

11 – Carregamento automático dos Dashboards

Os dashboards passaram a atualizar as informações automaticamente a cada 30 minutos, sem a necessidade de recarregar manualmente.

12 – Pedido de Venda – Lucratividade Gráfica

Caminho: Mais Info > LCT > Lucratividade Gráfica

Nesta versão, foi implementado um novo dashboard de lucratividade, disponível para todos os temas.

LucratividadePedido

  • Lucro no Pedido (Markup):

Traz a lucratividade do pedido atual em porcentagem e logo abaixo o lucro total em valor.

LucroPedido

  • Média de Lucro (Anual)

Exibe a média de lucro anual da empresa. Será considerado o ano referente a data do pedido selecionado.

MediaLucro

  • Lucro Mensal

Traz um gráfico em formato de pizza com a porcentagem de lucro deste pedido em relação ao total de lucro do mês, e, ao lado, exibe o valor de lucro deste pedido e o valor total de lucro do mês.

LucroMensal

  • Médias de Lucro (Anual)

Lucro deste pedido: Traz o lucro deste pedido, seu valor e MarkUp;

Média para este cliente: Realiza a média de lucro de todos os pedidos do cliente indicado no pedido;

Média de todos os pedidos: Traz o a média de lucro de TODOS os pedidos realizados no ano.

MediaLucroAnual

  • Lucratividade por Produto

Traz informações mais detalhadas sob cada produto do pedido

LucratividadePorProduto

  • Sugestão de Venda

Traz os 10 produtos mais vendidos do cliente, que ainda não estejam no pedido atual.

SugestãoDeVenda

Para usufruir das informações fornecidas pela nova Dashboard, é necessário que o usuário possua habilitada a permissão FUNCÕES – PERMITIR REL. LUCRATIVIDADE PEDIDO VENDA – EBF73F32. Caso contrário, as informações não serão exibidas.

Validação permição EBF73F32

13 – Impressão Nota Fiscal de Terceiros (XML Importado)

Caminho: Fiscal > NFe Cadastro > NFe-Digitação

Ao clicar nos botões Imprimir ou Gerar/Imprimir e for uma Nota Fiscal de Terceiros e tiver XML vai ser apresentado uma mensagem na tela de impressão.

NotaTerceiros

14 -Escala de Resolução

Todos os sistemas foram compatibilizados com escala de resolução do Windows. Dessa forma, a posição dos componentes continuarão corretas com o uso dessa funcionalidade do Windows.

ATENÇÃO: A compatibilização foi desenvolvida para clientes que possuem monitores de alta resolução. Ao aplicar a escala, o Windows se comporta como se o monitor tivesse uma resolução mais baixa, sendo assim, se for aplicada uma escala alta em um monitor de baixa resolução, o sistema não será compatível, pois a “Resolução” estaria abaixo dos requisitos mínimos do sistema.

EscalaResolução

15 – Futura Pix – Nova conta

 Caminho: Futura Pix > Nova Conta

Nesta versão, foi implementado o Futura Pix, uma ferramenta para recebimento e cobrança de pagamentos integrada aos sistemas Futura. Caso ainda não tenha uma conta, ao acessar o caminho, será exibida a tela de apresentação com a opção de autocadastro.

NovoCadastroFuturaPix

  • Dados da Empresa

Nesta tela será preenchida as informações da empresa. Caso no cadastro da empresa já esteja com as informações preenchidas, serão replicados diretamente para esta tela.

CadastroConta

  • Dados do Representante

Nesta etapa será necessário preencher as informações do representante legal da empresa.

CadastroRepresentante

  • Selfie do Representante

Nesta etapa é necessário uma foto de rosto do representante legal da empresa

SelfieRepresentante

  • RG/CNH

Nesta etapa será importado as imagens do documento, ficando a escolha do cliente utilizar o RG ou a CNH do representante legal da empresa.

DocumentoRepresentante

  • Contrato Social

Nesta etapa será importado o contrato social da empresa.

ContratoSocial

  • Termo de uso

Nesta etapa será disponibilizado os termos de uso. Leia atentamente e marque se estiver de acordo com as informações.

TermoUsoCadastroPix

  • Revisão

Na etapa final será apresentado todas as informações preenchidas para revisão.

RevisãoFuturaPix

Ao revisar, clique em enviar. As informações serão enviadas para que haja a análise da abertura de conta do Futura Pix.

AgaurdandoFuturaPix

Após finalizar, ao acessar novamente o caminho, será possível visualizar a conta cadastrada, que poderá apresentar diferentes status.

Status Conta Futura Pix

  • Pronta para uso: Indica que a conta está aprovada e configurada, podendo ser utilizada.
  • Inativo: A conta foi inativada.

  • Aguardando aprovação: Os dados da conta foram registrados e enviados para a Futura, sendo necessário aguardar a aprovação.

  • Aprovada – clique aqui para configurar: A conta foi enviada e aprovada. Agora, basta realizar a configuração da conta. Ao clicar no respectivo cartão, a tela Revisar Configurações será aberta para confirmar se as informações da conta e as taxas estão corretas.

Revisar configuração

16 – Futura Pix – Minha conta

Caminho: Futura Pix > Minha Conta

Foi adicionado uma tela para apresentar as operações realizadas pela empresa (débito e crédito), assim como o Saldo total da conta, possibilitando realizar a sua retirada.

MinhaContaFuturaPix

Funcionalidades: 

  • Atualizar AtualizarAtualiza as informações da tela conforme o filtro realizado.

  • Imprimir imprimirRealiza a impressão de um layout próprio, apresentando as operações conforme o filtro realizado.

  • Mais informações: Abaixo de cada movimentação, há um texto para trazer informações mais detalhadas da operação, conforme demonstrado no exemplo abaixo:

MaisInformações

  • Retirada: Possibilita repassar um valor (considerando a taxa de transferência) para outra conta bancária do mesmo CNPJ. Ao clicar sob o botão de retirada, será necessário selecionar qual o tipo de chave Pix que será utilizada: CNPJ/CPF, Telefone Celular, E-mail ou Chave Aleatória.

RetiradaApós a finalização do processo, a movimentação será apresentada no extrato com duas movimentações, uma referente a retirada e outra referente a taxa.

TransfereFuturaPix

17 – Pix Cobrança

Caminho: Configurações > Pix (Futura PIX)

Ao acessar a configuração do Pix, é possível selecionar se será utilizado para cobranças. Ao selecionar a opção , será exibido os campos para configuração.

PixCobrança

Este novo tipo de cobrança poderá ser utilizado no contas a receber – digitação e em outras partes do sistema.

TipoCobrança

A geração de contas do tipo Pix, funcionarão semelhante ao boleto, com envio de dados, retorno e impressão dos dados para pagamento

CobrançaPix

18 – Emissão de Pix Cobrança em lote

Caminho: Contas a Receber > PIX > PIX Cobrança – Envio em Lote

Também foi adicionada a opção de gerar cobranças Pix em lote, permitindo selecionar múltiplos registros que ainda não tiveram o Pix gerado.

CobrançaLotePix

19 – Pix Cobrança – Retornos

Com objetivo de auxiliar o cliente e evitar de não dar baixa no pagamento PIX foram feitas 3 formas de consultar o retorno do pagamento PIX

1. Via Callback

Clientes com replicação habilitada poderão usar o recurso de consulta e baixa automática dos pagamentos via Pix. Sem uma tela de visualização, as notificações informam que o pagamento foi realizado e registrado no sistema.

PagamentoPixAutomático

2. Consulta do PIX (Tela de Digitação de Contas a Receber) 

Caminho: Contas a Receber > Digitação

Ao selecionar a conta a receber, será possível realizar a sua consulta individual de retorno através do botão Consultar Boleto/PIX Online. Caso houver pagamento para retorno, as informações da conta serão atualizadas, onde o financeiro será apresentado.

ConsultaBoletoPix3. Consulta de retorno em lote

Caminho: Contas a Receber > PIX > PIX Cobrança – Retorno

Nesta tela todos os filtros são obrigatórios, onde o filtro período acata como data fim o dia anterior do dia atual, impossibilitando uma possível duplicidade ao realizar o retorno através do callback. Após a execução do retorno, caso houver pagamentos pendentes de processamento pelo sistema, os mesmos serão alocados em suas respectivas contas.

ConsultaEmLote

20 – Futura Pix – Dashboard

Caminho: Dashboard > Financeiro

Adicionado no dashboard de financeiro os dados relacionados ao Futura Pix que só serão exibidos caso o cliente tenha permissão na tela Minha conta e tenha o Futura Pix habilitado.

DashboardFuturaPix