Referência: FAQ107
O que é Certificado Digital?
É a identidade digital da empresa ou indivíduo, responsável por garantir autenticidade, confidencialidade e integridade, confiando sempre ao contribuinte a segurança das informações transmitidas eletronicamente e atribuindo validade jurídica. Caso a empresa nunca tenha emitido um Certificado Digital, ou necessite de um novo por conta da data de vencimento, o mesmo deve ser solicitado a contabilidade da empresa ou diretamente na credenciadora de preferência do cliente, portando os documentos necessários para emissão do mesmo.
A instalação do Certificado Digital pode variar de acordo com o modelo utilizado. Atualmente existem três modelos disponíveis no mercado, sendo o Arquivo (A1), Cartão (A3) e Token (A3). Neste passo a passo, iremos auxiliar a realizar a instalação do modelo A3 (Cartão e Token).
Como instalar o Certificado Digital?
Para realizar a instalação deste modelo de Certificado Digital, inicialmente será necessário verificar se o Sistema Operacional do Windows é baseado em 32 ou 64 bits, para isso, digite Meu computador na barra de pesquisa do Windows, clique com o botão direito sobre a opção pesquisada e selecione a opção Propriedades ou se preferir, pressione os botões Windows + Pause do teclado, onde será exibida a seguinte tela:
Ao verificar o Tipo de sistema, o próximo passo será acessar o site da credenciadora do Certificado Digital e baixar o driver compatível com o sistema para a instalação. Abaixo foram listadas algumas das principais certificadoras do Brasil:
Serasa Experian
Certisign
Soluti Certificação Digital
Valid Certificadora Digital
Boa vista SCPC
Imprensa Oficial
Observação: caso o modelo do Certificado Digital seja Cartão, será necessário também realizar a instalação da leitora.
Com o driver necessário baixado, basta executá-lo e seguir com a instalação conforme o exemplo a seguir:
Observações:
- Conforme listado anteriormente, vários drivers foram mencionados. No entanto, o exemplo acima se refere a somente um dos tipos.
- Após a instalação, é aconselhável reiniciar o computador.
- Em caso de dúvidas sobre o processo de instalação, será necessário entrar em contato com a Certificadora.
- A Futura Sistemas não se responsabiliza pela exclusão do Certificado Digital caso o mesmo seja realizado por engano.
Clique aqui para verificar o processo de vinculação do certificado digital ao sistema.
Testes para verificar a operação do certificado instalado
- Windows
Para realizar os testes dentro do próprio sistema operacional, digite Opções da Internet na barra de pesquisa do Windows, na sequência acesse a aba Conteúdo e clique sobre o botão Certificados. Ao realizar este processo, será exibida a tela onde serão apresentados todos os certificados instalados na máquina.
- Assistente de Administração do Token (A3)
Este assistente é extraído juntamente com a instalação do driver da certificadora, onde será possível verificar o status de seu certificado. Para identificá-lo, digite Administração de Token na barra de pesquisa do Windows e execute-o.
Caso a instalação esteja correta, o status do certificado estará operacional, conforme imagem abaixo:
- ECAC – Centro virtual de atendimento
Para utilizar este método de teste, basta acessar o site eCAC – Centro Virtual de Atendimento e clicar sobre a opção Entrar com gov.br.
Na sequência, será necessário realizar a identificação através da opção Seu certificado digital e selecionar seu respectivo certificado para autenticação.
Caso o acesso seja efetuado, significa que o certificado está operando corretamente.