No momento do primeiro acesso ao sistema o mesmo apresentará as configurações iniciais, após o preenchimento destas telas o ERP estará pronto para ser utilizado.

As configurações iniciais são:

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (1)

Clique no botão Começar e a tela abaixo será aberta:

Licenciamento

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (2)

Insira o CNPJ da empresa que está no contrato de serviço da Futura Sistemas, em seguida clique no botão Próximo e a tela abaixo será aberta:

Cadastro de Empresa

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (3)

Preencha todos os campos com as informações pertencentes a sua empresa, lembre-se quanto mais informações preenchidas, menos chances de erros em alguns trâmites posterior, clique no botão Próximo e a tela abaixo será aberta:

Informações Fiscais

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (4)

Caso haja um certificado instalado, insira-o neste campo, para que no momento da emissão das notas fiscais não ocorra erros.

Se não tiver um certificado instalado basta clicar em próximo e a tela abaixo será aberta:

Configuração de ICMS

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (5)

Caso necessário defina as alíquotas de ICMS pertencente a cada estado, lembrando que esta informação não é obrigatória e poderá ser preenchida em outro momento. Clique no botão Próximo e a tela abaixo será aberta:

Cadastro de E-mail

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (6)

Preencha esta tela com dados de e-mail pertencente a sua empresa:

Nome: Insira um nome para controlar o cadastro de e-mails.

Assunto: Digite o assunto referente a este e-mail. Este assunto sempre vai aparecer para o destinatário do e-mail.

SMTP Provedor: Insira o SMTP do Provedor referente a conta de e-mail utilizada. Na imagem acima foi utilizado como exemplo o SMTP da G-mail;

Porta: A porta padrão para ser utilizada é a 587,

E-mail: Digite o endereço de e-mail que será utilizado.

UsuárioDigite o usuário referente ao e-mail, que pode ser o próprio e-mail novamente;

Assinatura: Caso queira que ao enviar o e-mail tenha uma assinatura padrão preencha este campo;

SenhaInsira a senha do e-mail;

Prioridade: Por padrão pode ser usada a opção “Urgente”;

Formato: Deixe por padrão a opção Texto;

Repositório: Defina o local no qual os e-mails ficarão salvos;

Tipo de autenticação: Por padrão deve ser utilizada a opção TLS;

Clique no botão Próximo e a tela abaixo será aberta:

Parâmetros

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (7)

Nesta tela defina a parametrização inicial para utilização do sistema:

Empresa padrão: Este parâmetro é utilizado para definir uma empresa padrão que será utilizada em todos os trâmites do sistema;

Multi-empresa: Esta opção é utilizada para trabalhar com mais de uma empresa cadastrada, sendo possível controlar as trocas de empresas mantendo este parâmetro como SIM;

Consulta automática de CNPJ: Através deste parâmetro, é possível definir por onde serão realizadas as consultas automáticas de cadastros através do CNPJ.

  • Não consultar: Ao escolher esta opção, o sistema não realizará consulta automática;
  • Consultar somente na NF-e: Necessita de certificado digital instalado para realizar a consulta;
  • Consultar somente no Sintegra: Realizará a consulta através do Sintegra, sendo necessário inserir o código de verificação apresentado pelo sistema;
  • Consultar NF-e e Sintegra: Realizará a consulta através das duas opções disponíveis, nesta ordem;

Vendedor Obrigatório: Caso queira que a obrigatoriedade de incluir um vendedor nas vendas ocorra, deixe este parâmetro como SIM;

Utiliza vendedor externo: Utilizando este parâmetro como NÃO o sistema bloqueará o campo que permite a inserção do Vendedor Externo na venda.

Caso esteja como SIM, o sistema deixará o campo aberto para inserir um Vendedor Externo.

Vendedor externo obrigatório: Este parâmetro é utilizado para deixar obrigatório a inserção do vendedor externo em todos os pedidos de vendas;

E-mail padrão para envio: Defina o e-mail padrão cadastrado anteriormente

Clique no botão Próximo e a tela abaixo será aberta:

Senha do administrador e Cadastro de novos usuários

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (8)

Caso queira altere a senha de administrador, ou cadastre um novo usuário de acesso, este processo também não é obrigatório, mas irá facilitar o acesso dos usuários. Clique no botão Próximo e a tela abaixo será aberta:

Tema

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (9)

Nesta tela defina as informações da sua empresa, como logotipo, cores o tipo de navegação, entre outros detalhes visual do seu sistema. Clique no botão Próximo e a tela abaixo será aberta:

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (10)

Obs: Só preencha esta opção se for utilizar a NFC-e.

E-mail padrão para envio: Neste campo informe o e-mail cadastrado anteriormente;

Repositório: Escolha o local em que o sistema irá salvar os arquivos XML;

Indicação presença padrão: É possível definir um tipo de Presença como padrão para ser destacado sempre na emissão da NFC-e.

Desta forma, não será preciso preencher campo manualmente durante a emissão da nota, é possível escolher entre as opções abaixo:

Nenhum, não se aplica, presencial, não presencial pela internet, não presencial tele atendimento, NFC-e entrega em domicílio, não presencial outros, presencial fora do estabelecimento.

Forma emissão padrão: Caso trabalhe com o modulo de contingência, defina o mesmo neste campo;

Tipo de Certificado: Defina se o certificado está instalado ou é um arquivo;

Modelo de Layout: Dentro do sistema há dois layouts de impressão do cupom, o usuário poderá escolher entre as opções:

  • Reduzido:Refere-se a um modelo de impressão compacto, aproveitando todo o espaço disponível na impressão e organizando as informações de forma mais comprimida;
  • Estendido:Refere-se a um modelo de impressão mais especifico, expandindo as informações para que o conteúdo do cupom fique mais visível, e sua fonte mais ampliada;

Clique no botão Próximo e a tela abaixo será aberta:

PDV

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (12)

Através desta opção será possível definir um layout do Futura PDV, sendo entre as opções “Inovation, clássico ou touch”, o usuário poderá definir também uma imagem de fundo para o seu ponto de venda;

Clique no botão Próximo e a tela abaixo será aberta:

Configurações iniciais ERP Futura Server (Assistente de Configuração) – FAQ73 (11)

Defina os parâmetros pertencentes ao seu ponto de venda, o que for escolhido aqui será apresentado em seu sistema. Clique no botão Concluir para finalizar as configurações iniciais, desta forma o sistema já estará pronto para ser utilizado.