Sistema: Futura Server

Caminho: Vendas>Devolução

Referência: FS73

Versão: 2015.5.4

Como funciona: Esta tela é utilizada para criar um pedido de devolução de venda para movimentação de estoque.

Para efetuar uma devolução de venda, acesse o o caminho indicado acima, clique em F2 Novo e o sistema abrirá a opção para criar uma devolução a partir de um pedido de venda já feito ou digitar manualmente:

Futura-Server---Vendas---Devoluo-de-vendas----01

1 – Selecionar do Pedido: Ao indicar esta opção o sistema abrirá a tela abaixo:

Futura-Server---Vendas---Devolu-de-vendas----02

Clicando em Pesquisar o sistema irá trazer todos os pedidos efetuados. Basta encontrar o que deseja devolver, clicar em Selecionar e o sistema irá abrir a tela abaixo para indicar a quantidade que será devolvida:

Futura-Server---Vendas---Devolu-de-vendas----03

Após adicionar a informação, clique em Confirmar e o sistema abrirá a aba principal para caso seja necessário efetuar alterações no pedido, conforme mostra a imagem abaixo:

Futura-Server---Vendas---Devolu-de-vendas----04

2 – Digitação Manual: Selecionando esta opção, o sistema deixará que todo o tramite de devolução seja feito manualmente sem vincular a um pedido específico. O sistema abrirá a aba principal, conforme a imagem abaixo:

Futura-Server---Vendas---Devolu-de-vendas----05

Empresa: Informe a empresa padrão pela qual o pedido de devolução será gerado;

Tipo de Pedido: O tipo de pedido sempre será “Devolução de Venda”;

Cliente: Indique o cliente pelo qual está sendo emitida a devolução;

Vendedor: Se houver um vendedor relacionado com a venda, indique-o neste campo;

Vendedor Ext: Indique um vendedor externo, caso seja necessário;

Observações: Neste campo é possível informar o motivo da troca, ou outras observações;

Aba Produtos

Produtos: Através desta aba indique os produtos que serão devolvidos e suas respectivas quantidades.  Após esse procedimento, grave a aba Produtos e clique em F10 Gravar.

OBS: Vale lembrar que caso seja utilizada a opção de digitação manual, os itens também entrarão em estoque mesmo sem um pedido referenciado.

  • Fany Hidalgo

    E como faço para localizar esse credito gerado por devolução ou troca? Eu só estou conseguindo localizar o que manualmente lanço como credito.

  • Futura Sistemas

    Olá Fany, obrigada por comentar em nosso site!

    Quando for efetuar a baixa detalhada do pedido, no campo Tipo de Pagamento informe a opção “Trocas/Devoluções”, o sistema irá trazer todos os clientes que tenha um credito lançado, escolha o mesmo, e o valor já será preenchido na baixa.

    Obs 1: O parâmetro Gerar Credito na devolução deverá estar como “SIM”;
    Caminho: Configurações>Parâmetros> 1 Geral – 2 Pedido de Venda opção 17 – Gerar Credito na Devolução.

    Obs 2: A opção de utilizar o credito só será possível na baixa detalhada da conta a receber;
    Caminho: Contas a receber>Baixa detalhada.

    Esperamos ter ajudado, até mais (: