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O Atualizar Fiscal é uma ferramenta auxiliar do sistema que é utilizada para atualizar informações do banco de dados e executar rotinas automáticas no sistema;

Onde encontrar: O executável encontra-se na pasta C:\Futura, denominado como Atualizar Fiscal;

Vale lembrar que para estas funções funcionarem corretamente, este exe deve estar executado no computador Servidor.

Após abri-lo ele ficará disponível ao lado do relógio na barra de ferramentas do Windows, conforme imagem abaixo:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (1)

  • Base Ativa: Esta opção é o indicador de conexão com o banco de dados utilizado.
  • Configurar Bases

Caminho: Configurar Bases > dados

Este caminho é utilizado para configurar qual base será utilizada para as configurações do Atualizar Fiscal, sendo possível configurar mais de uma.

  • Atualizar Base Fiscal: Esta opção é utilizada pelo Suporte para realizar a atualização da Base Fiscal, que tem como função atualizar todos os registros da base legal.
  • Atualizar Fiscal

Caminho: Atualiza Fiscal > Logs

Esta opção executa a “Atualização atual” de maneira periódica;

  • Backup Automático

Caminho: Backup Automático > Config.

Esta opção é utilizada para configurar o Backup Automático do sistema, ou seja, após configura-lo será gerado automaticamente nos horários configurados, segue abaixo a tela de configuração:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (2)

Código: Este campo será preenchido automaticamente após gravar a configuração;

Host / Server Name: Insira o nome ou IP do Servidor;

DataBase: Selecione a base de dados que será feito o backup;

Backup Dir: Selecione o diretório da pasta backup (ex: C:\Futura\Backup);

Mirror Dir: Selecione uma “pasta espelho”, se indicado será feito uma cópia nesse diretório;

User Name: Insira o nome do banco de dados (Solicite ao Suporte Técnico);

Password: Insira a senha do banco de dados (Solicite ao Suporte Técnico);

E-mail: Selecione o e-mail para receber notificações da configuração;

Aba Backup Time

Hora/Minutos: Defina um horário para a realização do backup, sendo possível adicionar mais de um na aba ao lado (Adicionar, Remover).

Caminho: Backup Automático > Logs.

Neste caminho irá aparecer os Logs do Backup, incluindo erros e informações pertencentes a configuração.

Caminho: Backup Automático > Config. Ativação

Esta opção é utilizada para definir se a configuração estará Ativa ou Inativa.

  • Busca Preço

Caminho: Busca Preço > Config.

Este caminho é utilizado para configurar o Busca Preço, conforme imagem abaixo:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (3)

Ativo: Selecione a opção SIM, para ativar as configurações;

Modelo: Selecione o modelo do Busca Preço que será configurado;

Diretório: Selecione a pasta em que o atualiza fiscal guardará as atualizações referente aos produtos, o sistema do busca preço pegará as atualizações desse diretório para validar as alterações;

Intervalo: Indique o horário que será atualizado as informações do busca preço;

Tab. Preço: Selecione a tabela de preço que será utilizada.

Caminho: Busca Preço > Logs.

Neste caminho irá aparecer os Logs do Busca Preço, incluindo erros e informações pertencentes a configuração.

  • Desativação Automática

Caminho: Desativação Automática > Logs

Esta opção desabilita o Sistema do Cliente FUTURA, caso ele esteja negativado.

  • Liberação Automática

Caminho: Liberação Automática > Logs

Esta opção gera a chave de acesso automaticamente, antes do sistema expirar. Apenas se o cliente FUTURA estiver ativo.

  • Negativação Automática

Caminho: Negativação Automática > Config.

Este caminho é utilizado para negativar clientes devedores, segue abaixo a tela de configuração:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (4)

Ativo: Selecione a opção SIM, para ativar a configuração;

Nº de Dias Vencidos para Negativar: Defina o número de dias vencidos para efetuar a negativação;

Caminho: Negativação Automática > Logs.

Neste caminho irá aparecer os Logs da Negativação, incluindo erros e informações pertencentes a configuração;

  • Remover Vendedor do Cliente

Caminho: Remover Vendedor do Cliente > Config.

Este caminho é utilizado para configurar a opção de remover o vendedor do cliente, ou seja, o vendedor é desligado do cliente depois que ultrapassar os dias sem venda definidos, conforme imagem abaixo:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (5)

Ativo: Selecione a opção SIM, para ativar a configuração;

Vendedor: Selecione qual o tipo de vendedor;

Dias Sem Venda: Defina os dias sem venda.

Caminho: Remover Vendedor do Cliente > Logs.

Neste caminho irá aparecer os Logs da Remoção do Vendedor, incluindo erros e informações pertencentes a configuração;

  • Verificação de Estoque

Caminho: Verificação de Estoque > Config.

Este caminho é utilizado para efetuar o controle dos produtos que estão abaixo do estoque mínimo pré-determinados no cadastro, segue abaixo a tela de configuração:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (6)

Ativo: Selecione a opção SIM, para habilitar a validação do estoque;

Empresa: Defina a empresa para qual o atualizador validará o estoque;

Periodicidade: Neste campo, defina o período em que o atualizador verificará o estoque mínimo.

  • Farmácia Popular

Caminho: Farmácia Popular > Config.

Este caminho é utilizado para habilitar automaticamente os produtos que fazem parte do Farmácia Popular, para ativar selecione a opção SIM.

As informações ficarão no cadastro do medicamento na aba PBM’s. Segue abaixo a tela de configuração:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (7)

Caminho: Farmácia Popular > Logs.

Neste caminho irá aparecer os Logs do Farmácia Popular, incluindo erros e informações pertencentes a configuração;

  • Envio de XML por e-mail

Caminho: Envio de XML por Email > Config.

Este caminho é utilizado para configurar o envio automático do XML para o e-mail do contador, segue abaixo a tela de configuração:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (8)

Ativo: Selecione a opção SIMpara ativar o envio do XML;

Empresa: Defina a empresa para qual será realizada a configuração;

XML – Emissão: Selecione a emissão do XML. Opções: Todos, Somente emissão própria;

XML – Doc Fiscal: Selecione qual será o documento fiscal do XML, se será Todos (+CCe, +Eventos) ou Somente XML (Notas/Cancelamento);

Opções NF-e, SAT e NFEC-e: Habilite quais dessas opções será enviado o XML automático; (podendo habilitar mais de uma opção)

Período de Envio: Selecione o período que deseja estar enviando os arquivos. Opções: Uma vez por mês, duas vezes por mês;

Dias de envio: Defina uma data para envio dos arquivos;

Enviar cópia para a empresa: Caso necessite receber uma cópia do envio, selecione esta opção;

Caso apresente erro ao enviar, retornar erro ao e-mail da empresa: Selecione esta opção caso queira que o sistema envie um e-mail ao responsável, sempre que ocorrer erros no momento do envio;

E-mail remetente: Selecione o e-mail do usuário. Vale lembrar que é obrigatório que o e-mail esteja configurado no Futura Server através do caminho: Cadastros > Geral > E-mail. Para efetuar a configuração do e-mail  acesse o link abaixo:

Como Cadastrar E-mail? – FS54

Contabilidade (Destinatário)

E-mail: Neste campo poderá ser digitado o e-mail do destinatário manualmente;

Contabilidade: Selecione o e-mail da contabilidade. Este campo puxará do cadastro da contabilidade no Futura Server no caminho: Cadastros > Cadastros > Contabilidade;

  • Produto Substituto

Caminho: Produto Substituto > Config.

Este caminho é utilizado para configurar a empresa padrão que irá trabalhar com o Produto Substituto, conforme imagem abaixo:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (9)

Empresa: Selecione a empresa na qual será realizado a configuração do Produto Substituto;

Para conhecer melhor esta ferramenta, acesse o link abaixo:

Como Trabalhar com a tela de Produto Substituto? – FS25.3

  • Ajuda

Caminho: Atualiza Fiscal>Ajuda

Esta opção contém informações para esclarecimentos de duvidas referente ao executável Atualiza Fiscal. Conforme imagem abaixo:

Como utilizar o Atualiza Fiscal - FAQ37 (10)

  • Fechar

 Esta opção encerra a execução do Atualiza Fiscal.