image_pdfimage_print

Através do sistema Gourmet Server é possível configurar o valor da taxa de entrega de acordo com a região do determinado cliente. Para isso é necessário realizar as seguintes configurações:

1° Passo – Configuração Parâmetro Gourmet Server:

Caminho: Configurações>ParâmetrosAba Restaurante/ Sub-Aba Taxa de Entrega

Como Trabalhar com Região no Gourmet (1)

Taxa de Entrega

Serviço Padrão: Para começar, crie um Serviço como produto para que seja destacado o tipo “Entrega” na emissão de documentos fiscais e vincule neste parâmetro.

Valor/Percentual: Caso queira definir um percentual de entrega em cima do valor total do pedido, informe neste campo. No nosso exemplo, deixaremos zerado, pois não se aplica à rotina de região de entrega;

Utiliza Taxa de Serviços: Neste campo deixe a opção SIM;

Tipo de Taxa: Informe a opção “Por Região”;

2° Passo – Criação das Regiões por Bairro:

Após configurar os parâmetros, é necessário fazer o cadastro de região, vinculando os bairros correspondentes a esta região e indicar o valor da taxa de entrega:

Caminho: Cadastros>Vendas>Regiões de Entrega

Como Trabalhar com Região no Gourmet (2)

Empresa: Defina a empresa padrão utilizada;

Descrição: Informe uma descrição para definir esta região;

Valor: Neste campo defina qual será a taxa de entrega (por valor) para os bairros cadastrados nesta região;

Botões (Incluir, Editar e Excluir)

Através destas opções, é possível indicar quais bairros pertencem a região que está sendo cadastrada. No exemplo da imagem acima, para região Zona Sul foram cadastrados os seguintes bairros: Vila Linópolis, Vila Linópolis I, Centro, Aparecida, Alfa e Jardim Dulce. Para todos os bairros desta região o valor da taxa de entrega será de R$5,00.

3° Passo Utilização no Gourmet:

Após as configurações no sistema Gourmet Server já será possível utilizar esta função no sistema Gourmet, conforme mostraremos abaixo:

Como Trabalhar com Região no Gourmet (3)

Selecione a opção Novo Delivery F4 e a tela abaixo será aberta:

Como Trabalhar com Região no Gourmet (4)

Encontre o endereço de entrega filtrando pelo telefone do cliente. Clique no cadastro do mesmo e a tela abaixo será aberta:

Como Trabalhar com Região no Gourmet (5)

Caso o cliente tenha mais de um endereço cadastrado, aparecerá nesta tela. Selecione o endereço correspondente e a seguinte tela será aberta:

Como Trabalhar com Região no Gourmet (6)

Note que o sistema já reconheceu que o endereço selecionado anteriormente se enquadra na região que havíamos cadastrado.

Agora efetue o lançamento dos itens que serão entregues e finalize o pagamento.

Em seguida, o sistema já ira destacar o valor da entrega pré configurado anteriormente, que no nosso exemplo é de R$5,00, conforme mostra imagem abaixo:

Como Trabalhar com Região no Gourmet (7)