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Através do sistema Futura Server é possível criar uma rotina de processos de vendas, que auxiliam o cliente a controlar desde do início da venda até a entrega do pedido, para isso é necessário efetuar configurações e seguir processos específicos para esta rotina.

1° Processo – Parâmetro 

Caminho: (Configurações>Parâmetros por empresa “Aba Geral”

Deixe o parâmetro Controla Processo de Vendas como SIM, conforme imagem abaixo:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (1)

2° Processo – Criar situações de pedidos

Caminho: Cadastros>Geral>Pedido Situação

Através deste caminho é necessário cadastrar todas os processos de venda e suas situações, ou seja, Separação, Conferência, Baixa, Liberação financeira, Faturamento, Entrega do pedido e a situação de erro e sucesso para cada uma das etapas, essas situações serão vinculadas ao processo de venda posteriormente.

Para isso, acesse o caminho indicado acima e a tela abaixo será aberta:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (2)

Status: Neste campo defina se esta situação esta ativa ou inativa, deixe-a ativa;

Descrição: Insira a descrição dos processos, caso queira insira se é erro ou sucesso á frente, para que possa identifica-lo no momento de vincular;

Tipo Pedido: Neste campo deixe a opção Venda, pois o processo é apenas para pedidos de venda;

Status Pedido: Nesta opção insira a opção Processo de Venda, para que a situação apareça na tela de configuração;

Padrão: Neste campo informe se a opção será padrão ou não, ou seja, se será a primeira opção a ser apresentada na configuração;

Após definir as informações clique em F10 Gravar para validar o procedimento.

3°Processo – Criar Layouts de impressão (Separação e Devolução de Conferência)

Caminho: Configurações>Impressos>Layout de Separação

Configurações>Impressos>Layout Devolução de Conferência

Para trabalhar com a rotina de processo de venda é necessário possuir dois layouts de impressão, sendo eles o de Separação e o de Devolução de Conferência, esses layouts são customizáveis e o analista de suporte poderá orienta-lo em como cria-los;

Obs: Caso o layout não atenda suas necessidades ou a impressora utilizada seja modelo A4 solicite um layout dinâmico através do e-mail requisitos@futurasistemas.com.br

Layout de Separação

Ao acessar o caminho Configurações>Impressos>Layout de Separação a tela abaixo será aberta:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (3)

Layout de Devolução de Conferência

Ao acessar o caminho Configurações>Impressos>Layout Devolução de Conferência a tela abaixo será aberta:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (4)

Esta tela irá definir os campos que o layout de devolução de conferência irá ter.

4°Processo – Configurar o processo de venda

Caminho: Configurações>Processos de venda

Esta tela é utilizada para definir as situações dos processos de venda e definir a ordem em que os ícones irão aparecer na aba de acompanhamento do pedido, ao acessar o caminho acima a tela abaixo será aberta:

Aba Processos

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (5)

Insira todas as situações criadas no 2° Processo do tutorial, definindo cada etapa em seu tipo.

No campo Utiliza defina se este processo irá aparecer no pedido ou não, lembrando que no tipo Baixa a opção Utiliza deverá ser Obrigatória;

Na opção Ordem informe qual  a sequência do seu processo, para que os ícones apareçam na ordem correta.

Aba Impressos

Nesta aba insira os layouts de Separação e de Devolução de Conferência criados no 3° Processo, lembrando que a opção Impressão deverá ser Layout

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (6) Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (7)

Após inserir todas as informações clique em F10 Gravar para validar o procedimento.

5°Passo – Processo da Venda (Venda, Separação, Conferência, Liberação

Financeira, Baixa, Faturamento e Entrega)

Iniciado:

Caminho: Vendas>Pedido de Vendas

Para iniciar o processo de venda é necessário criar um Pedido de Venda, conforme imagem abaixo:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (8)

Na aba Acompanhamento será possível identificar o andamento das etapas desse pedido, conforme mostra imagem abaixo:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (9)

Separação:

Caminho: Vendas>Processos de Vendas>Separação>Ordem de Separação

Após criar o Pedido de Venda é necessário emitir uma ordem de separação, que será enviado para o separador.

Para isso, acesse o caminho indicado acima, selecione o pedido de venda criado anteriormente, clique no botão Iniciar Ordem e o sistema abrirá a tela abaixo:

Como solicitar uma ordem de separação - FS81.4 - 2

Nesta tela defina os usuários do sistema que irão efetuar a separação deste pedido, lembrando que os pedidos enviados aqui aparecerão na tela de Minhas Separações do usuário informado.

Após inserir os usuários clique no botão Executar [F10] para validar o procedimento.

Para efetuar a separação, acesse Vendas>Processos de Vendas>Separação>Minhas Separações, o sistema irá trazer todas as separações que foram enviadas para o usuário que esta logado, selecione a que deseja separar, dê um duplo clique e a tela abaixo será aberta:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (12)

Confira os itens do pedido e clique no botão Finalizar [F10].

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (13)

Conferência

Caminho: Vendas>Processos de Vendas>Conferência

Após separar os itens do pedido é necessário efetuar a conferência de suas respectivas quantidades, para isso acesse o caminho indicado, selecione o pedido que deseja efetuar a conferência, clique no botão Iniciar/Editar e a tela abaixo será aberta:

Aba Pesquisa rápida:

Como efetuar a conferência de um pedido - FS81.6 - 3

 Nesta aba o usuário poderá efetuar a conferência dos pedidos utilizando um leitor de código de barras, facilitando assim a conferência das quantidades dos produtos; 

Aba Avançada:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (15)

Através desta aba será possível efetuar a separação manual dos itens do pedido, basta clicar no botão Editar e inserir a quantidade real da contagem.

Vale lembrar que o usuário poderá pausar esta conferência durante o processo, basta clicar no botão Pausar Conferência e retornar depois.

Para finalizar o procedimento clique no botão Finalizar Conferência;

Obs: Caso haja alguma divergência na contagem, o sistema permitirá que o usuário defina o que quer fazer para substituir a falta destes itens, apresentando as seguintes opções:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (16)

Escolha a melhor opção e continue o procedimento.

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (17)

Liberação Financeira

Caminho: Vendas>Processos de Vendas>Liberação financeira

Esta tela é utilizada para análise do setor financeiro, liberando assim o pedido para ser faturado e entregue ao destinatário.

Para isso, acesse o caminho indicado acima, encontre o pedido desejado, dê um duplo clique e a tela abaixo será aberta:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (18)

Verifique se as informações estão corretas e execute a ação, podendo escolher entre recusar a liberação desse pedido ou finaliza-la.

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (19)

Baixa

Caminho: Vendas>Pedido de vendas>Botão de baixar

Neste processo é efetuado a baixa do pedido, criando assim uma conta a receber do mesmo, conforme imagens abaixo:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (20)Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (21)Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (22)

Faturamento

Caminho: Vendas>Pedido de vendas>Botão de Gerar Nt. Fiscal

Após baixar o pedido será possível emitir uma Nota Fiscal Eletrônica do mesmo, deixando assim o pedido faturado.

Para isso, acesse o caminho indicado acima e clique no botão Gerar Nt. Fiscal e a tela abaixo será aberta:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (23)

Após conferir e emitir a Nota fiscal o pedido ficará faturado, conforme imagem abaixo:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (24)

Controle de Entrega

Caminho: Vendas>Controle de entrega

Após emitir a danfe do pedido é necessário efetuar a ultima etapa do processo, que é controlar a entrega dos itens do pedido.

Para isso, acesse o caminho indicado acima encontre o pedido que deseja criar a entrega, dê um duplo clique e o sistema abrirá a tela abaixo:

Obs: Vale lembrar que há duas maneiras de se fazer a entrega sendo a opção Simples e a Completa, no nosso exemplo usaremos a opção Simples.

Para alterar acesse Configurações>Parâmetros aba Pedido de venda; Opção Controle de entrega.

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (1)

Clique no botão Nova Saída [F2] e o sistema retonará com a confirmação abaixo:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (2)

Utilizando a opção Completa, todos os itens do pedido serão entregues, utilizando a opção Parcial será possível enviar apenas alguns itens do pedido. Escolha a opção desejada e a tela abaixo será aberta:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41 (3)

No campo Saída verifique se a quantidade dos itens a serem enviados esta correta, clique no botão Gravar [F10] e o sistema irá questionar se o usuário deseja enviar um e-mail para o cliente informando a saída dos itens.

Ao finalizar a entrega a aba de acompanhamento do pedido de venda ficará conforme abaixo:

Futura Server - 2018.08 (35)

Pedido cancelado

 Sempre que um pedido que faz parte do processo de venda for cancelado o sistema criará automaticamente um novo status de acompanhamento, informando o usuário que aquele determinado pedido foi cancelado, conforme mostra imagem abaixo:

Como trabalhar com a rotina de Processo de Vendas no Futura Server - FAQ41