image_pdfimage_print

O SNGPC – Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, monitora as movimentações de entrada (compras e transferências) e saída (vendas, transformações, transferências e perdas) de medicamentos comercializados em farmácias e drogarias privadas do país, particularmente os medicamentos sujeitos à Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, como os entorpecentes e antipsicotrópicos, e os antimicrobianos.

1° Passo – Configuração no Farmácia Server

Após credenciamento da Farmácia e realizadas as configurações prévias junto á ANVISA, acesse o menu: Configurações> Parâmetros – Farmácia. Pressione F3 Editar e habilite o serviço utilizado, denominado como “SNGPC“.

Em seguida, vá até a aba “SNGPC” e preencha os seguintes campos, conforme mostra a imagem abaixo:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (1)

SNGPC – CPF Responsável Técnico: Insira o CPF do Responsável Técnico cadastrado no SNGPC.

Tipo Pedido SNGPC Saldo Inicial: É criado automaticamente ao realizar o inventário.

Diretório de XML: Indique o caminho da pasta criada para armazenamento dos xmls gerados;

SNGPC – Usuários

Vendedor: Indique o cadastro do vendedor. Este vendedor deverá possuir um Usuário vinculado ao sistema.

Tipo: Será padrão como SNGPC;

Login: Login de acesso ao ambiente SNGPC;

Senha: Senha de acesso ao ambiente SNGPC;

2° Passo – Cadastro de medicamentos controlados pelo SNGPC

Para indicar no sistema que um medicamento é controlado pelo SNGPC, e assim realizar o controle, acesse o menu Cadastros> Farmácia> Medicamentos / Aba SNGPC, e selecione as opções de Sujeito a controle Especial ou Antimicrobiano, conforme mostra a imagem abaixo:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (4)

OBS: Devemos ressaltar que, a aba de SNGPC só irá ficar visível caso o parâmetro esteja habilitado conforme mostrado no passo anterior.

3° Passo – Inventário

Para iniciar o controle do SNGPC é necessário realizar o inventário inicial dos medicamentos controlados existentes no estoque da empresa.

Acesse o menu Estoque> SNGPC> Inventário e pressione o botão Novo [F2].

Indique a empresa cadastrada e todos os produtos que estejam sinalizados como “Sujeito a controle especial” ou “Antimicrobiano” irão constar nesta listagem, conforme mostram as imagens a seguir:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (2)

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (3)

Preencha o campo Qtd. com a quantidade existente no estoque físico atual da empresa para cada medicamento. Para adicionar mais informações, clique duas vezes sobre o item e o sistema abrirá a tela abaixo:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (5)

Em seguida, digite os números dos lotes pelos quais aqueles medicamentos pertencem, além dos campos Data Fabricação e Data Validade, exigidos para controle do SNGPC.

Finalizado todos os preenchimentos, utilize os botões de Gravar [F10] e em seguida Enviar SNGPC. Com o inventário inicial enviado é necessário aguardar um dia para realização das movimentações de entrada e saída de medicamentos de acordo com as normas da Anvisa.

Passo – Estoque SNGPC

Quando realizado o inventário inicial e transmitido ao SNGPC, o saldo de Estoque SNGPC no cadastro de medicamentos é atualizado, conforme mostra a imagem a seguir:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (15)

4° Passo – Venda de medicamentos controlados – Futura PDV

Para que haja movimentação do SNGPC, a venda do medicamento controlado deverá conter os dados da prescrição médica. Indicando medicamentos que constem na lista de Sujeitos à controle especial ou Antimicrobianos.

Ao pressionar F10 para finalização da venda, a tela de “Saída de Medicamento SNGPC” será aberta automaticamente, como mostra a imagem a seguir:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (6)

É necessário informar corretamente todos os campos referentes à prescrição médica, e também os lotes de medicamentos. Para isso, no item Medicamentos, clique no botão Novo [Alt+N]. Em seguida, abrirá a tela para seleção destes medicamentos. Pressione Enter e prossiga indicando o lote a ser dispensado.

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (7)

Após o preenchimento de todos os campos, clique em Confirmar [F10] e finalize a venda como de costume.

Caso o usuário dê preferência por preencher os dados da receita médica posteriormente, ele tem a opção de acessar a mesma tela através do sistema Futura Farmácia Server no caminho Vendas> Pedido de Vendas, localizar o pedido em questão e clicar no botão Mais opções> Saída de Medicamento – SNGPC.

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (13)

Registro de Perdas

As perdas no SNGPC podem ser registradas nos seguintes casos:

– Furto/roubo;

– Avaria;

– Vencimento;

– Apreensão/recolhimento pela anvisa;

– Perda no processo;

– Coleta para controle de qualidade;

– Perda de exclusão da Portaria SVS/MS nº 344/1998;

– Desvio de qualidade;

– Recolhimento do fabricante;

Para realizar o lançamento das perdas de medicamentos no sistema Futura Farmácia, é necessário efetuar previamente o cadastro de um novo Tipo de Pedido com o tipo “ajuste de estoque” de saída. Feito isso, acesse o caminho Estoque> Movimento Estoque e o sistema abrirá a seguinte tela:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (16)

Pressione Novo [F2], indique o tipo de pedido criado de Ajuste de Estoque do SNGPC. Após isso, insira o item que deseja ajustar o estoque, indicando a quantidade e o motivo da perda do medicamento, conforme mostra a imagem a seguir:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (14)

Para finalizar, pressione Gravar [F10].

5° Passo – Movimentações de medicamentos controlados

As movimentações referentes aos medicamentos controlados são realizadas a partir das entradas (compras e transferências) e saídas (vendas, transferências e perdas) destes medicamentos.

Para gerar e enviar os arquivos XML das movimentações registradas no sistema, acesse o menu  Estoque> SNGPC> Movimentação, e o sistema exibirá a seguinte tela:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (8)

Em seguida, pressione o botão Novo [F2] e preencha o período desejado da movimentação, conforme mostra a imagem a seguir:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (9)

É necessário ressaltar que as movimentações deverão ser efetuadas em intervalos de 1 (um) a 7 (sete) dias consecutivos de acordo com as normas da Anvisa. Clique em Enviar e conclua a transmissão do arquivo.

6° Passo – Relatórios

Para gerar os relatórios de movimentação dos medicamentos controlados, acesse o menu Relatórios> Estoque> Medicamentos Controlados> SNGPC, e o sistema abrirá a seguinte tela:

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (10)

Tipo Pedido

Exibe as movimentações dos medicamentos controlados separadas por pedido.

 Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (11)

Tipo Produto 

Exibe as movimentações dos medicamentos controlados agrupadas por medicamento. Para gerar, é necessário inserir o período da movimentação.

Como configurar e realizar o controle do SNGPC – FAQ26 (12)