O módulo antifraude ClearSale Start, faz a análise de risco do pedido retornando um nível de criticidade, com isso é possível tomar a decisão de aprovar ou não, e dar prosseguimento no pedido.
Para utilizar o módulo, é necessário que se tenha o serviço contratado junto a ClearSale, mas as informações podem ser obtidas em: portal.clearsale.com.br.
Configuração:
Para efetuar configuração do Clear Sale – Start, efetue o login em seu Painel Administrativo e em seguida acesse o caminho abaixo:
Painel Administrativo > Extensões > Módulos > Aba Configurações > Anti Fraude Clearsale Start
Caso o módulo não esteja instalado, clique no botão Instalar e em seguida no botão Editar para acessar a página de configuração do módulo.
Na tela de configurações o Painel trará as seguintes opções:
Código de Integração – Código que a Clearsale disponibiliza para a utilização dos serviços, quando feito o contrato eles enviam um código de homologação(para testes) e um de produção para utilizar nas consultas reais.
É importante ressaltar que quando utilizada a chave de produção, as consultas gerarão custos, conforme o contrato com a Clearsale.
Modo de Homologação – Habilitar quando utilizar a chave de homologação(testes) e desabilitar quando estiver em produção.
Status – Habilita e desabilita o módulo.
Após efetuar as configurações, clique em Salvar.
Consultando o pedido:
Para efetuar uma consulta no Clear Sale – Start, efetue o login em seu Painel Administrativo e em seguida acesse o caminho abaixo:
Menu Vendas > Pedidos clique em Editar no pedido que deseja consultar e com o módulo Clearsale habilitado, uma nova aba denominada como Anti Fraude será exibida, ao clicar abrirá a tela do “Start”. Caso esse pedido nunca tenha sido consultado, a tela será apresentada com a mensagem de “Erro integração”, isso ocorre porque ainda não foi efetuada nenhuma consulta referente a esse pedido, pois a Clearsale não tem as informações de criticidade para retornar.
Para que a Clearsale retorne os dados, basta clicar no botão Consultar, feito isso será aberta uma janela de dialogo perguntando se confirma a consulta, essa janela varia de navegador para navegador, mas basta clicar em “Sim” ou “Ok” para que seja exibido o resultado da consulta.
Neste ponto, é preciso ressaltar que cada consulta gera um custo junto a clearsale, conforme o plano contratado.
O resultado da consulta será exibido conforme a figura abaixo, exibindo o nível de risco do pedido. Com base nesse resultado, você pode aprovar ou reprovar o pedido, ou utilizar a “Decisão Garantida” (Ver custos junto a clearsale)
Observação: Ao aprovar ou reprovar o pedido pela opção da Clearsale ainda será necessário aprovar ou cancelar o pedido pelo menu de histórico, isso é necessário pois o ambiente de consulta é externo.
Após Aprovar/Reprovar, não será necessário uma nova consulta referente a esse pedido, sempre que for acessado pelo menu, exibirá o status de risco que foi retornado na primeira consulta.